É sabido que a perícia médica do INSS é a forma legal que o INSS tem para averiguar se você está ou não incapacitado para o trabalho. Nesse sentido, através de um procedimento realizado pela instituição, ele consegue identificar se você está doente e assim dar o seu resultado de perícia médica do INSS.
Em seguida a análise, se realmente estiver incapacitado, você receberá um auxílio doença ou outro auxílio pelo INSS. Isso porque, vai depender dos resultados médicos da perícia realizada.
Pensando nisso, veja a seguir como consultar resultado de perícia médica do INSS. Acompanhe até o final!
De que se trata a perícia médica do INSS?

É o procedimento realizado pelo INSS para averiguar se o segurado está ou não incapacitado para continuar executando as atividades laborais. Nesse sentido, o procedimento será realizado por um profissional da saúde habilitado pelo INSS.
E além disso, o procedimento deverá ser realizado para comprovar se a incapacidade existe e se existe, se ela é parcial ou total. Isso também se tornará um critério para estabelecer sobre qual benefício o segurado estará recebendo.
Leia mais: Surpresa para aposentados do INSS: Folha de pagamento mudou! Confira as surpresas aprovadas
E ainda, será através dessa perícia que será possível identificar a existência de uma doença ou se aconteceu algum acidente que gerou a incapacidade!
E então, logo após o resultado da perícia médica do INSS, será possível solicitar a concessão, continuação ou cessão do benefício!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
E quais são os documentos necessários para agendar a perícia?
Para agendar a perícia médica, o segurado deve levar os seguinte documentos:
- RG e CPF;
- Carteira de trabalho;
- Laudos médicos e receituários;
- Comprovante de endereço;
- Assim como, emissão do documento de agendamento da perícia;
- Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) e;
- Declaração de último dia trabalhado — DUT (para segurados empregados).
Assim, não se esqueça de levar todos os documentos que sirvam como prova para sua incapacidade.
Leia mais: Aposentados podem receber valores perdidos em contas: Consulte no Banco Central
De que forma o perito vai analisar o seu pedido?
A principio, o perito não quer saber se você está doente. Assim, ele quer saber se você está mentindo. Isso porque, existem muitos casos de fraudes que acontecem no INSS, daí a importância de sempre falar a verdade e levar documentos que comprovem.
Nesse sentido, para ser aprovado na perícia médica é fundamental ser honesto e levar todos os documentos que possam comprovar a sua doença ou o acidente sofrido.
E além disso, lembre-se de ser claro e específico no seu problema, sem enrolações quanto ao que realmente está acontecendo!
Leia mais: INSS: Idosos vão receber o décimo quarto salário? Veja quando será pago! Ótima notícia
De que forma posso consultar resultado de perícia médica do INSS?
Para consultar resultado de perícia médica do INSS, entre no site ou aplicativo do MEU INSS. Em seguida, clique na tarja azul onde está está escrito “Entrar em Gov.br”. Depois disso, coloque o seu CPF e a senha pré-cadastrada.
Em seguida, role até a parte inferior da tela e procure por “Outros Serviços”. Agora, é só você clicar na aba “Resultado de Benefício por Incapacidade”.
Depois disso, você encontrará a sua solicitação. Então, você encontrará o número do seu requerimento, o tipo de benefício que foi solicitado e a situação que ele se encontra. Por fim, na parte inferior da página, encontrará um botão para salvar o arquivo.
Leia em seguida: Liberação Do Novo Cartão Benefício; Confira Valor Disponível Para Saque
E se a perícia médica for negada?
Em se tratando-as conclusões da perícia médica, se não forem a favor do seu benefício, você pode procurar um advogado para entender melhor sobre os seus direitos. E ainda, ele te ajudará a recorrer nas vias administrativas no próprio INSS.
E além disso, também é possível acionar a Justiça, e buscar uma decisão judicial que seja favorável a concessão ou prorrogação do pagamento dos auxílios, ou da aposentadoria por invalidez. Aliás, não dá para deixar de correr atrás dos seus direitos.
Leia mais: INSS Libera Uma Verdadeira Fortuna Para Os Aposentados: Veja Se Seu Nome Está Na Lista
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!