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valores esquecidos banco central

sistema valores a receber

Como consultar valores esquecidos do Banco Central

Por Daniela Silva
05/06/2022
Em Dinheiro, Economia
0

Qualquer cidadão brasileiro que possua valores perdidos nos bancos pode realizar a consulta e o resgate. O Banco Central criou uma plataforma para que seja possível solicitar o saque dos valores esquecidos. Confira como!

Os valores esquecidos do Banco Central já estão sendo liberados há um tempo pela instituição. Houve a divisão em duas etapas. A primeira já se encerrou e, no dia 02 de maio, iria começar a segunda etapa.

Mas, não foi possível iniciar nessa data, pois os servidores do Banco Central estão em greve e o sistema de consultas não está funcionando. Ainda não há uma nova data prevista.

Esses sistema é o Valores a Receber. Aprenda como acessá-lo:

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Como acessar o Sistema Valores a Receber do Banco Central

O Sistema Valores a Receber permite acessar os valores disponíveis para resgate que o Banco Central liberou. Esses valores podem ser de contas encerradas com saldo, alguma taxa cobrada de forma indevida, consórcios não resgatados, dentre outros.

Para realizar o acesso ao Sistema Valores a Receber, basta CLICAR AQUI. Lembrando que ainda não é possível fazer a consulta devido à greve. A novidade da segunda fase de consultas é que o resgate já pode ser feito no mesmo momento, ao contrário da primeira fase em que o sistema informava uma nova data para o resgate.

Para que seja possível pedir o saque dos valores esquecidos do Banco Central, o cidadão precisa ter selo prata ou ouro no site do Governo Federal.

Veja como conseguir selo prata ou ouro

Em primeiro lugar, caso a pessoa não possua cadastro no gov.br, ela pode fazer de forma bem simples. Basta acessar Gov.br, procurar a opção “Criar sua conta gov.br”, em seguida clicar em “Iniciar”, preencher o CPF, clicar em “continuar”, aceitar os termos e condições, marcar a opção “Não sou robô”.

Após essa primeira etapa, a plataforma do Governo Federal vai pedir algumas confirmações, você pode escolher validar por reconhecimento facial (dessa forma, precisa ser pelo celular), através de dados bancários ou selecionando suas informações pessoais (como nome da mãe, data de nascimento). Em seguida, você recebe um código de confirmação por e-mail ou celular, digita esse código.

Seguindo todos esses passos, você escolhe uma senha para acessar a plataforma e pronto, você possui cadastro no gov.br. Sempre que o cidadão realiza o cadastro, o nível que recebe é bronze. Para aumentar, veja como pode ser feito:

Nível prata

  • Pela validação facial feita através do aplicativo gov.br, para que seja possível a análise da foto nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Por meio da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking dos bancos que sejam credenciados (Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica federal, Santander, Sicoob, Banestes).
  • Através da validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.

Nível ouro

  • Por meio da validação facial através aplicativo gov.br, para que haja a análise da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral;
  • Pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil).

Quais as formas para receber os valores esquecidos do Banco Central?

A primeira é por PIX, onde o cidadão seleciona “Solicitar por aqui”, informa a chave e anota o protocolo. O valor entra em até 12 dias úteis.

A segunda opção é “Solicitar via instituição”: Assim, o sistema informa um contato telefônico ou e-mail da instituição bancária. Dessa forma, o cidadão combina com o banco como receber o valor de volta.

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Formada em Jornalismo, com experiência em redação de jornal impresso e gerenciamento de redes sociais. Atualmente trabalha como redatora no Blog da João Financeira.

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