Normalmente, para receber benefícios previdenciários, você deve passar por um exame médico do INSS. Mas, por mais comum que seja, são várias as dúvidas associadas a esse momento que temem muitas pessoas que precisam desses benefícios.
Confira a matéria completa e veja como funciona a perícia do INSS.
Leia em seguida: Abono Natalino do INSS já tem data de pagamento confirmada; Consulte agora
Veja como funcionam as perícias do INSS
Primeiramente, a perícia médica é uma avaliação realizada por peritos médicos do INSS. Deste modo, além de questões médicas, este especialista pode fazer perguntas sobre sua vida e hábitos de saúde. Assim, o objetivo desta avaliação é determinar se a doença ou acidente realmente o torna total, ou parcialmente, ou mesmo temporariamente, ou permanentemente, incapacitado para o trabalho.
Em suma, os resultados dos especialistas determinarão se os benefícios solicitados serão aceitos. Além de conceder benefícios, os especialistas também podem decidir estender ou suspender benefícios, como benefícios por acidente, auxílio-doença e pensão por invalidez.
Leia em seguida: Qual o prazo para declaração do imposto de renda em 2023? Confira
Confira os 3 modelos de perícia médica do INSS
Inicialmente, existem 3 formatos de perícia médica do INSS. Conhecer elas é uma forma de se preparar e saber como funciona o processo de solicitação de benefício do INSS. Veja abaixo:
- Perícia domiciliar
Inicialmente, durante a perícia domiciliar, o responsável pelo segurado interessado em receber algum benefício deverá comparecer ao órgão do INSS mais próximo de sua residência 2 dias antes da vistoria agendada. Com isso, é preciso apresentar alguns documentos médicos que comprovem que o interessado não pode se deslocar ao INSS.
- Perícia hospitalar
Nos exames hospitalares, o responsável pelo segurado interessado em receber o benefício também deve comparecer ao INSS mais próximo 2 dias antes do exame agendado. Na unidade, você deve apresentar alguns documentos médicos que comprovem sua internação.
- Perícia em outras localidades
Essa modalidade de perícia é destinada para segurados que precisam receber determinados tratamentos médicos em outra localidade, como outra cidade ou estado. Para realizar essa vistoria, o segurado deverá se dirigir à agência do INSS de sua localidade.
Leia mais: ATENÇÃO: INSS faz novo pagamento de R$1980 para aposentados e revela datas – Fique por dentro!
Como realizar a sua perícia médica
Quando estiver dentro da agência do INSS para solicitar a sua perícia médica, você deve apresentar seus documentos de identificação, comprovante de agendamento da perícia na localidade anterior e comprovantes de tratamento de saúde na nova localidade.
Você terá 90 dias para se deslocar até outra cidade para uma opinião especializada, caso ultrapasse esse prazo deverá solicitar a transferência de seus benefícios para o seu novo local.
Leia Mais: Confira: Quais as 20 cidades onde os aposentados mais recebem no Brasil?
A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.