Todos nós já tivemos um cartão de crédito em algum momento ou desejamos começar a usar um. É natural, isso porque os cartões de crédito são instrumentos de financiamento que nos oferecem benefícios como flexibilidade nos pagamentos e acesso imediato ao dinheiro. Mas como evitar dívidas no cartão de crédito?
Continue lendo para ver algumas dicas que podem te ajudar muito nesse assunto.
O que devemos saber para evitar grandes dívidas?
No mundo dos usuários de cartão de crédito, existem, em maior medida, dois tipos de pessoas: algumas, que possuem esse ativo financeiro, mas vivem endividadas e outras, que não compram o cartão por medo de pertencer ao primeiro grupo.
O crédito que o emissor oferece, pode ser alto se tivermos uma renda elevada e isso pode ser tentador para gastar além de nossas possibilidades, por isso devemos usá-los com consciência.
As parcelas futuras que você já possui representarão uma despesa mensal fixa até o final do prazo, disponibilizando seu dinheiro para outras despesas a menos. Por exemplo, se você comprou em 3x e já pagou a primeira, você tem mais dois meses para pagar o valor total dessa compra.
Não se esqueça de fazer esse controle para não entrar em uma bola de neve de dívidas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Fique de olho na data do cartão
O que você comprar depois dessa data entrará nas despesas que você pagará no próximo fechamento.
Além das compras, você tem que pagar outras despesas como impostos, juros e manutenção.
Leia mais: Aposentadorias podem receber aumento de R$1000! Confira aqui quem tem direito
Fazendo bom uso do cartão de crédito
Com tudo isso em mente, vejamos algumas dicas para fazer bom uso do cartão de crédito:
Anote as datas de compra e o valor das parcelas em seu orçamento e adicione na coluna de dívidas.
Evite pagar apenas o mínimo mensal do seu resumo, pois o saldo será refinanciado em parcelas que são combinadas com parcelas futuras e os juros são MUITO ALTOS.
Tente manter um único cartão com todas as despesas para não ter vencimentos diferentes que podem te levar a perder o controle.
Lembrar…
Seu cartão não é uma extensão do seu salário, mas sim uma ferramenta para fazer compras quando você não tem dinheiro naquele momento. Mas esse dinheiro não é seu, é do banco, então você terá que devolvê-lo e com o extra correspondente, portanto, tome cuidado para não exceder essas transações.
Sempre que possível tente pagar tudo à vista, assim viverá com menos preocupações com as suas dívidas, e poupará dinheiro com os juros que cobram você por cada cota que você estende.
Os cartões de crédito podem ser muito úteis para fazer compras quando não temos dinheiro ou precisamos de financiamento. Mas se não os usarmos com responsabilidade, esses plásticos podem se tornar uma faca de dois gumes.
Para que os cartões de crédito sejam seus aliados e não seus inimigos, é fundamental que você consiga montar um plano que permita utilizá-los com sabedoria.
Leia mais: Novidade: Novo aumento de margem liberada para aposentados; veja agora
Com essas informações, com certeza você poderá tomar melhores decisões com seus cartões de crédito e, quando chegar a próxima fatura do cartão, estará mais bem preparado.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!