Se você é aposentado já deve ter ouvido falar do projeto do 14º salário, isso porque esse assunto vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões políticas e sociais. Entretanto, para garantir o recebimento deste abono é necessário não só discutir mas também entender como funciona o 14º salário do INSS.
Leia mais: Golpe dos Empréstimos Consignados
Esse benefício extra surgiu com o intuito de ajudar os idosos que foram prejudicados financeiramente em razão da crise econômica que o COVID-19 causou em todo o mundo. Então venha entender de uma vez por todas como funciona esse benefício e saiba se você se encaixa nos requisitos necessaŕio para recebê-lo.
Saiba quem tem o direito de receber o 14º salário
Através das informações que estão disponíveis no relatório do Projeto de Lei 4367/2020 é possível tomar conhecimento dos grupos que têm direito de receber o benefício. Desta forma, é correto afirmar que boa parte segurados e beneficiários do INSS têm direito, em outras palavras:
- Aposentados e pensionistas;
- Pessoas que recebem o auxílio-creche
- Pessoas que recebem auxílio-doença;
- Pessoas que recebem auxílio-acidente;
- Pensão por morte;
- Auxílio reclusão;
Entretanto, existem alguns benefícios que não dão direito ao novo 14º salário do INSS, são eles:
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;
- Pessoas que recebem pensão mensal vitalícia;
- Amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural;
- Beneficiários do auxílio suplementar por acidente de trabalho.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Agora que listamos os grupos que têm direito a receber os benefícios, você pode saber se tem direito ou não de receber uma grana extra. Porém, essas regras podem receber atualização a qualquer momento, então todos devem saber como funciona o 14º salário do INSS.
As datas de pagamentos do benefício estão previstas para março de 2022 e 2023.
Como funciona o 14º salário?
Quando falamos de valores, as pessoas que recebem até um salário mínimo continuarão a receber o mesmo valor que já é de costume no 13º salário. Todavia, o valor tem pequenas alterações para os beneficiários que recebem um pouco mais.
As pessoas que recebem de 1 a 2 salários têm direito de receber 1 salário somado a diferença entre o salário mínimo vigente e o teto do regime geral da previdência (cerca de R$6.433,57 no ano de 2020)
Os valores serão repassados para os beneficiários durante dois anos (2022 e 2023) e o pagamento será da mesma forma que já acontece com o 13º, ou seja, em duas parcelas.
Leia mais: Entenda o que é o 14º salário
Então se você se encaixa nos requisitos do 14º salário do INSS fique ligado nas atualizações de datas e possíveis mudanças de regras, assim você pode garantir o recebimento do seu benefício.
Gostou das informações sobre o 14º salário? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do 14º salário: