Você sabia que o INSS disponibiliza um pagamento extra anualmente para seus beneficiários? Além disso, nos últimos anos, que esse pagamento foi antecipado para os primeiros meses do ano? Em 2023, diversas mudanças ocorreram para essa bonificação que cairá na sua conta, mas ela continua existindo.
Leia abaixo como funcionam esses pagamentos e como você pode recebê-lo.
O que são os pagamentos extras do INSS?
Resumidamente, esses pagamentos extras ocorrem todos os anos para aposentados e trabalhadores ativos no mercado de trabalho, e é chamado de 13º salário. Prática comum desde os anos 60, essa bonificação é paga sempre perto do natal, motivo pelo qual também é chamada de abono natalino.
Leia mais: Familiares podem receber benefício do INSS? Veja aqui
Assim, esses pagamentos têm como objetivo um respiro financeiro da população em época de fim de ano. De forma geral, se você é beneficiário do INSS (aposentado ou pensionista), terá direito ao salário extra em 2023. No entanto, existe uma exceção: pessoas cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) não devem receber o abono este ano.
Além disso, outra informação importante é que, em 2023, os pagamentos devem seguir os novos valores do INSS. Ou seja, para quem recebe salário equivalente a um salário mínimo, o valor extra terá aumento de 7,43%. Já para aqueles que recebem um valor superior ao salário mínimo vigente, o aumento será de 5,93%. Isso acontece devido ao reajuste anual do piso salarial, bem como o reajuste do INSS nos valores pagos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os pagamentos continuarão antecipados?
Como você já deve saber, esses pagamentos extras foram antecipados nos últimos anos, para garantir dinheiro a mais na conta de brasileiros nos primeiros meses do ano. Essa prática foi estabelecida pelo Governo Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus, como forma de amenizar a crise financeira que se intensificou no país.
Como o pagamento do décimo terceiro é feito em duas parcelas, a primeira estava sendo paga no primeiro semestre do ano. No entanto, esse formato não deve continuar. Com a volta do Governo Lula em 2023, os pagamentos devem voltar a ocorrer de forma padrão, com ambas as parcelas na segunda metade do ano.
Quando devo receber meu pagamento extra?
De acordo com o calendário divulgado pelo INSS, os pagamentos da primeira parcela irão ocorrer em agosto/setembro, enquanto a segunda será paga entre novembro/dezembro.
Leia mais: Dores na coluna podem garantir aposentadoria pelo INSS? Veja aqui
Você deve ficar atento(a) às datas baseadas no seu salário mensal do INSS e no final do seu número PIS:

Os pagamentos retornam à normalidade após três anos de alteração pela pandemia.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!