Como funciona a nova prova de vida do INSS de 2022?
Nova portaria foi assinada pelo Ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni. Nela constam mudanças importantes na realização da prova de vida em 2022. Veja como ela vai funcionar daqui para frente.
Leia mais: Aposentados e Pensionistas do INSS: Atenção aos Precatórios de 2022
A prova de vida chegou ao fim no ano de 2022, ou seja, os segurados do INSS não precisam mais realizar esse procedimento de forma presencial. Essa portaria que altera as formas de realizar a prova de vida foi assinada no dia 02 de fevereiro pelo Ministro Onyx Lorenzoni.
Anteriormente a essa portaria, todos os segurados do INSS precisavam fazer a prova de vida diretamente nas agências bancárias onde recebem os benefícios. Agora, a Previdência Social não pode exigir que os segurados se direcionem de forma presencial, nem suspender o pagamento do benefício por conta disso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Essas novas regras foram implementadas com a finalidade de dar mais comodidade aos segurados, assim eles não precisam se deslocar, muitas vezes com dificuldades, até os locais onde realizavam a prova de vida. As novas regras começaram a valer no dia 03 de fevereiro e será feito da seguinte forma: serão cruzados os dados dos segurados presentes nos sistemas do próprio INSS e de Órgãos Públicos Federais, como o do SUS, por exemplo.
Os dados usados de base para a prova de vida serão os dos 10 meses anteriores a data do aniversário do segurado do INSS, analisando as movimentações e atos registrados nesses sistemas integrados. Quando não for possível realizar a comprovação dessa forma, ou não for feita nenhuma movimentação nesse período, o segurado recebe uma notificação um mês antes do aniversário para que ele realize.
A preferência da realização da prova de vida será por meios eletrônicos. A expectativa é que não seja mais necessário o deslocamento dos segurados, ou seja, que o Instituto disponibilize plataformas para que o segurado possa realizar suas comprovações de vida sem sair de casa.
IMPORTANTE: O INSS tem até o dia 31 de dezembro de 2022 para fazer todas as modificações necessárias que a portaria exige. Portanto, a prova de vida fica suspensa e os pagamentos serão feitos normalmente aos beneficiários.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA! R$1400 Liberado para todos aposentados e pensionistas
Se você gostou das informações sobre a prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: