Um dos frutos da Reforma da Previdência foi a opção de obter a Carteira de Trabalho Digital, em substituição à CTPS antiga.
Você realiza o download do aplicativo e já pode se sentir inserido no meio digital. Isso facilita muito a sua vida e também a vida das empresas empregadoras.
Veja agora do que se trata a Carteira de Trabalho Digital, como garantir a sua e o que mudou com a sua chegada. Boa leitura!
Conheça a Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital é uma substituta para a Carteira de Trabalho impressa. Além de ser muito mais prática, a carteira na modalidade digital não depende de assinaturas e carimbos.
Como ela é digital, todos os processos são feitos por meio do E-Social e as empresas fazem o preenchimento on line das informações necessárias para a confirmação da empregabilidade e outras atividades.
Leia mais: Acaba de sair: Veja mais informações sobre empréstimo consignado em 2023
Ela é um documento digital no qual consta todas as suas experiências profissionais, contratos, férias, benefícios, demissões e tudo o mais relacionado a empregos.
Com o documento digital não é necessário ter a carteira de papel. Veja como conseguir a sua.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como garantir a Carteira de Trabalho Digital
Para garantir a sua Carteira de Trabalho Digital, você poderá ter acesso pelo Portal Emprega Brasil:
- Possuir uma conta no Gov.br;
- Acessar o site Portal Emprega Brasil;
- Clicar “Carteira de Trabalho Digital”;
- E pronto, toda a sua vida profissional estará lá.
Caso prefira acessar pelo smartphone, basta fazer o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, acessar com sues dados do Gov.br e pronto.
Leia mais: Finalmente: Todos terão direito ao 13º salário?; Confira
Confira se todas as suas informações constam no aplicativo. Caso haja alguma divergência basta entrar em contato com o empregador e pedir que ele faça as devidas alterações.
Carteira de Trabalho Digital, o que mudou?
Com a nova Carteira de Trabalho Digital, o que mudou foi a praticidade das informações. Antes, quando alguém perdia a Carteira de trabalho era um grande transtorno, pois as informações eram muitas vezes totalmente perdidas.
Isso afetava, por exemplo, a comprovação dos anos de contribuição do trabalhador. Com a digitalização dessas informações, nenhum trabalhador corre o risco de perder seus dados por avarias do documento impresso.
Leia mais: Revisão da Vida Toda: INSS pode fazer depósito automático na conta dos beneficiários; Confira
E você, já acessou sua Carteira de Trabalho Digital? Agora que você já sabe como garantir a sua e não perder os seus dados, fica a vontade e confere outros conteúdos do João Financeira.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Leia Também:
Atenção: Entenda como ter prazo maior para entregar documentos de Imposto de Renda
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!