Consignado do INSS com margem de 45%- Essa margem pode afetar os APOSENTADOS?!!- VEJA AGORA !!!
Leia mais: RELATOR APROVOU A MARGEM SOCIAL- VEJA AGORA COMO VAI FICAR A LIBERAÇÃO!!!!
Um Projeto de Lei que está em trâmite na Câmara dos Deputados prevê aumentar a margem do consignado de 35% para 45%.
A medida caracterizada como um empréstimo, será descontada diretamente no contracheque do segurado, assim como já é feito normalmente quando algum beneficiário faz a contratação de um.
A proposta foi feita pelo deputado Alexandre Leite (DEM-SP), onde sugere que essa margem seja disponibilizada enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado em virtude da pandemia da Covid-19.
Em justificativa, ele disse que o empréstimo consignado do INSS é uma alternativa viável para diversas famílias que não conseguiram estabelecer um planejamento diante do novo cenário (a pandemia).
“O crédito consignado, por vezes, é a única fonte financeira capaz de custear as despesas e garantir a sobrevivência”, declarou.
O respectivo Projeto de Lei permanece em trâmite a caráter conclusivo. Devendo ser analisado em breve pelas comissões de Seguridade Social e Família; dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Mesmo diante de todos os esforços, Banco central fez um estudo recente, o qual foi capaz de indicar a possibilidade de um alto índice de endividamento.
Viu isso: ÚLTIMO dia para REALIZAR a PROVA de VIDA, GRUPO corre o RISCO de ter o BENEFÍCIO CORTADO!
Empréstimos concedidos por instituições públicas e privadas, muitas vezes obtém uma parcela significativa tanto da carteira ativa quanto de clientes com menos de 30% de capacidade de comprometimento da renda.
Se tratando exclusivamente da situação dos aposentados e pensionistas referente ao empréstimo consignado, nota-se que os requerimentos estão principalmente na carteira ativa. Bem como na quantidade de clientes, em torno do percentual de 30% a 35%.
Esses números representam a proximidade da capacidade de endividamento próxima ao limite de consignação do crédito pessoal.
O Banco Central ainda ressaltou que apesar dos dados apurados, esta alternativa é de extrema importância para este público.
“Porém, se por um lado esse crédito representa volume importante de recursos em um primeiro momento para os aposentados e pensionistas, por outro pode gerar uma redução relevante, que pode afetar sua renda disponível ao longo do tempo”, diz o estudo.
Já conhece nosso canal? Temos um vídeo feito especialmente para você, olhe o vídeo abaixo do nosso canal João Financeira:
Se você gostou das informações sobre como a margem dos 45% pode afetar os aposentados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Não esqueça de visitar nosso canal no YouTube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: