Primeiramente, já pensou perder o direito à sua aposentadoria sem ao menos entender o motivo? O pente-fino do INSS acontece regularmente e pode ameaçar seu benefício se você não estiver por dentro das informações solicitadas de forma correta para seu cadastro na plataforma de concessão de aposentadorias e pensões.
Leia abaixo tudo que você precisa saber sobre o pente-fino do INSS para evitar perder seus benefícios.
Pente-fino do INSS
Todavia, o pente-fino do INSS serve como uma forma de buscar irregularidades no sistema de concessão de aposentadorias e pensões. Essa busca por irregularidades, é feita anualmente em cadastros, laudos e exames, pedidos de novas perícias médicas, atualização de documentação.
Leia mais: URGENTE: INSS anuncia corte em benefícios; Veja se você será afetado
No entanto, pelo fato do alto número de solicitação de aposentadorias todos os dias, imagina-se que algumas dessas solicitações passem batidas. Ou seja, nesse meio tempo as solicitações de aposentadorias tiveram sua aprovação de forma irregular.
Como forma de manutenção do benefício, esse pente-fino busca encontrar justamente esse tipo de irregularidade ou violação dos requisitos do INSS, para organizar e garantir que apenas os auxílios necessários sejam pagos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como é feito a revisão do pente-fino?
Não se preocupe, se você e/ou seu cadastro forem alvos de alguma análise minuciosa do INSS, você será notificado(a). A instituição entrará em contato pelos meios de comunicações oficiais. Um deles incluem o caixa eletrônico onde você realiza o saque do benefício.
Ainda, por mensagem de SMS, além de carta física a ser recebida em seu endereço ou pelo portal oficial Meu INSS. Mas cuidado para não cair em golpes, esses são os únicos canais de comunicação do INSS. Assim, qualquer solicitação pode ser confirmada no site ou aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Novidade: Aposentados estão tendo surpresa na conta; Saiba mais
Após a notificação, você terá 30 dias para confirmar que seu cadastro está regularizado. Isso significa que você deverá provar que sua documentação é verídica e está atualizada, que você se encaixa nos requisitos para o benefício e, em casos de aposentadoria por incapacidade, que você ainda está incapacitado por exames (com a confirmação de um médico).
Como evitar perder meu benefício?
Para evitar que você sequer seja convocado(a) a se esclarecer, basta garantir que seus dados cadastrais estejam sempre em conformidade com aquilo solicitado pelo INSS. Mas, se você for notificado(a), saiba que após os 30 dias para sua correção, se o órgão não receber alguma forma de contato do beneficiário, o auxílio será suspenso, e o problema se torna ainda maior.
Leia mais: Duas parcelas de R$ 651 serão liberadas por Lula aos aposentados; Confira calendário de pagamentos
Por isso, veja com cuidado tudo o que é pedido pelo INSS, seja durante seu cadastro ou durante uma revisão, se mantenha atento(a) à veracidade do que é entregue e mantenha todos seus exames em dia.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!