A pandemia trouxe um cenário cheio de incertezas, sem contar a crise econômica no país. Desse modo, muito brasileiros buscaram finanças pessoais e investimentos como uma solução para tanta incerteza.
De acordo com dados da B3, no primeiro semestre de 2021, a quantidade de investidores aumentou em 43% no mesmo período em 2020. Somando um total de 3,8 milhões de pessoas físicas cadastradas na bolsa.
O interesse pelo mercado financeiro vem crescendo, e podemos confirmar isso com os números. Mas a quantidade de investidores na bolsa brasileira é baixa devido a muitos fatores.
Existem muitas opções no mercado financeiro hoje em dia. Em alguma delas, pode ser investido um valor pequeno de início, dessa forma envolvendo menos riscos.
Os investimentos tendem a ser mais democráticos, já que se a pessoa estudar muito o assunto e entender o seu perfil financeiro, é possível que ela consiga um investimento que garanta o futuro dela.
5 Dicas de finanças pessoais para começar a investir
Veja a baixo as 5 dicas de finanças pessoais que irão te ajudar começar com o pé direito nos investimentos.
1.Entenda seus ganhos e gastos
Tente anotar o valor total da sua renda, junto com o valor líquido do salário e qualquer renda extra. Então anote também todos os gastos, até mesmos gastos pequenos de R$ 10 na padaria por exemplo. Desse modo você terá um controle mais exato.
2.Mantenha as finanças pessoais equilibradas
Manter as finanças equilibradas é essencial para que nunca aconteça casos em que você tenha que gastar mais do que ganha mensalmente por exemplo. Esse é um hábito que adicionará em muito o controle das finanças.
3.Pague suas dívidas
Antes de querer investir é preciso quitar completamente suas dívidas, visto que dificilmente algum investimento renderá mais do que os juros de uma dívida. Desse modo é uma boa ideia montar um planejamento para quitar as dívidas.
Sem contar que existem feiras que até mesmo o Serasa organiza para ajudar a parcelar e quitar suas dívidas com o mínimo de juros possível.
4.Aumente sua renda
Caso seja possível, tente aumentar sua renda com por exemplo um trabalho por fora, freelancer ou até mesmo como empreendedor de um negócio. Dessa forma será mais fácil ter dinheiro para investir e exercitar as finanças pessoais.
5.Exclua gastos desnecessários
Depois de ter um controle das suas finanças pessoais, você conseguirá ver quais gastos são desnecessários, podendo então balancear as suas contas, tirando um pouco desse dinheiro que não está sendo bem gasto e investindo em algo que pode melhorar o seu futuro e realizar seus sonhos.
Gostou das dicas?
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
DICA EXTRA: Tenha todas as informações sobre Finanças pessoais de forma rápida e sem precisar ler as notícias: clique aqui e se inscreva ou então se preferir, assista!
VEJA TAMBÉM
Idosos declaram o imposto de renda?
Grana extra liberada nesse mês de maio para os aposentados
Seguro de vida: Você sabe quanto custa?
AUXÍLIO DOENÇA INSS! VEJA TUDO SOBRE!