Como requerer o auxílio-inclusão
O auxílio-inclusão é um benefício de meio salário mínimo destinado a Pessoas com Deficiência que trabalham com carteira assinada.
Leia mais: Benefício Assistencial: Tarifa Social!
O Governo Federal começou a pagar auxílio-inclusão em outubro desse ano para Pessoas com Deficiência com o objetivo de incentivar o retorno delas ao Mercado de Trabalho e para aumentar o círculo social. O valor do auxílio-inclusão corresponde a meio salário mínimo (R$ 550,00 no ano de 2021).
Como fazer o requerimento
Para receber o auxílio-inclusão, a Pessoa com Deficiência precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único para receber programas assistenciais, estar recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou ter recebido até 5 anos atrás e ter até dois salários mínimos como renda (R$ 2200,00 em 2021).
Além disso, a renda familiar per capita familiar não pode ultrapassar ¼ do salário mínimo. Sobre a renda, o valor do auxílio-inclusão recebido por algum membro familiar não é incluído no cálculo. O auxílio-inclusão não sofre descontos de impostos e não paga 13º salário.
Leia mais: Salário Mínimo: Votação orçamentária 2022!
O beneficiário não pode receber outro seguro do INSS, como aposentadoria, pensões ou mesmo seguro-desemprego. No caso de a pessoa perder o emprego, ela pode voltar a solicitar o Benefício de Prestação Continuada.
O auxílio-inclusão é muito importante e tem um grande papel social visto que beneficia o empregado, que tem uma chance voltar a trabalhar e ter renda digna e aprendizado, e o empregador que estará atendendo a lei de cotas para PCD’s.
Para solicitar, o cidadão pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, entrar em contato pela central de atendimento 135 ou de forma presencial em algum posto de atendimento da Previdência Social.
Leia mais: Bolsonaro falou sobre o 14° salário – SURPRESA
Se você gostou das informações sobre o auxílio-inclusão, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: