Se você se encaixa no perfil de aposentado, pensionista ou segurado de qualquer auxílio que o INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) paga, então você tem um número de identificação, sabia? Esse código geralmente chega na sua casa através da carta do INSS, assim que o instituto aprova seu benefício. No entanto, se você perdeu ou ainda não recebeu a carta, fique tranquilo porque existem outras formas de conferir o número do benefício INSS.
Leia mais: Como funciona o cartão crédito INSS em 2022!
É importante que você saiba que cada beneficiário tem um número próprio que o identifica. Dessa forma, outras pessoas não podem usar o seu e nem você pode usar outros, isso garante a proteção de dados dos segurados. Isso porque esse número é fundamental para consultar informações como datas, valores, entre outros.
Acompanhe agora mesmo as formas de saber o número do benefício INSS
1. Consulta do PIS/PASEP (pelo Cartão Cidadão)
O cartão cidadão já vem com o número do PIS/PASEP, que em vários casos também é igual ao número de benefício do INSS. Isso porque essa sequência numérica é vinculada ao CPF do titular do benefício e se encontra logo abaixo do nome do titular.
Acontece que nem todo mundo tem o cartão cidadão assim fácil, então a melhor fonte de consulta é realmente para encontrar o número do benefício são os registros do próprio
INSS.
2. Aplicativo ou portal INSS
Meu INSS é o portal de serviços da Previdência Social que o governo disponibiliza para que os segurados possam realizar vários processos mais rápidos e confortáveis em casa. Com isso, você consegue acessar mesmo não sendo um beneficiário do INSS.
Para descobrir o seu número de benefício (NB) basta acessar o portal ou aplicativo, realizar o login e conferir os benefícios aprovados. Nessa página o INSS já disponibiliza o seu NB.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
3. Central de atendimento 135
Se você não tem acesso às duas opções acima, também é possível entrar em contato a partir do telefone do INSS, número 135. Assim basta fazer uma ligação, informar o seu número de CPF, confirmar algumas informações pessoais de cadastro que existem para te proteger e por fim a central diz o seu NB.
Vale lembrar que esse a Central de Atendimento está funcionando das 7h às 22h, de segunda a sábado. Somado a isso, as ligações que você faz de telefones públicos não tem custo algum e para celulares custa o valor de uma ligação local
Leia mais: Cartão de crédito Banco Inter: como solicitar e vantagens
4. Consulta da carta de concessão (Via aplicativo)
Além de chegar na sua casa, como falamos antes, a carta de concessão também fica disponível no aplicativo Meu INSS e você consegue consultá-la de uma maneira muito simples. Basta fazer o download do app, preencher com suas informações de login e bem de cara estará o botão para conferir a carta de concessão. Nela você encontrará tanto o NB como outras informações sobre o seu benefício.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: