O Banco Central lançou em 2022 o programa do Sistema de Valores a Receber (SRV) que liberou o saque de dinheiro esquecido pelos brasileiros em contas com instituições financeiras.
Sendo que a primeira etapa de pagamento ocorreu ainda no primeiro semestre de 2022 e devido à greve dos servidores do Banco Central, reforma para melhorias o site do programa apenas agora em 2023 é que os saques dos valores foram retomados.
De acordo com o Banco Central, serão liberados para saque um total de R$ 6 bilhões. Portanto, podem se beneficiar dos valores a receber 38 milhões de pessoas físicas e mais 2 milhões de pessoas jurídicas.
O que é o sistema de valores a receber?
O SRV é uma plataforma ligada ao Banco Central que disponibiliza ao usuário consultar se possui dinheiro esquecido em instituições financeiras, como bancos e consórcios. Além disto, por meio do SRV também é possível verificar se algum parente falecido deixou valores esquecidos.
Leia Mais: Empréstimo consignado! Entenda as novas taxas de juros anunciadas pelo Governo Federa
Desse modo, importante entender que na primeira etapa, primeira etapa de pagamentos foi considerado dinheiro esquecido:
- Encerramento de conta-corrente ou poupança com valor remanescentes
- Pagamentos indevidos descontados direto da fonte de pagamento do beneficiário
- Direito a cotas capital e rateio de valores de cooperativas
- Pagamento de consórcio e não foi contemplado ou não resgatou os valores
Sendo assim, na segunda etapa de pagamentos também foram acrescidas as seguintes possibilidades de valores esquecidos:
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível,
- Contas de registro mantidas por sociedades corretora de títulos para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível,
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Capital a devolver em cooperativas de crédito
Como consultar o SRV para ser se tenho dinheiro esquecido para receber?
Acesse o endereço www.valoresareceber.bcb.gov.br. Ao entrar na página você será levado a uma página que vai ter a opção “sistema de valores a receber”. Portanto, clique nesta opção e depois forneça os dados requeridos. Sendo que se for pessoa física, você deverá informar CPF e data de nascimentos e quanto pessoas jurídicas devem informar CNPJ e data da abertura dos negócios.
Leia Mais: Conheça o cartão de crédito Banco do Nordeste! Veja como funciona
Desse modo, aqueles que possuírem valores para receber serão direcionados a uma nova página, na qual deverá fazer o login com sua conta Gov.br, que deverá ser prata ou outro.
Para resgatar o valor, bastará informar então a forma que prefere receber, se será via PIX ou se preferir você deverá entrar em contato com a instituição financeira responsável e escolher a melhor forma de devolução.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.