Devido à reforma da Previdência no ano de 2019, algumas regras para poder se aposentar foram alteradas, algumas delas foram decididas de acontecer de forma gradual, desse modo, algumas novas regras vão começar a entrar em vigor a partir desse ano, portanto, confira a seguir como se aposentar pelo INSS.
Regras de Transição por Sistema de Pontos
Seguindo as novas regras por sistema de pontos, o mínimo necessário foi alterado para 90 para as mulheres e 100 para os homens, além de ser necessário cumprir um tempo mínimo de contribuição, que ficou decidido em 35 anos para homens e 30 para as mulheres.
Leia Mais: ATENÇÃO: Salário mínimo dos aposentados tem AUMENTO CANCELADO; Veja novo valor REAJUSTADO
Além disso, a regra de transição estipulou o aumento de 1 ponto por ano até bater 100 pontos para as mulheres em 2033 e 105 para os homens no ano de 2028.
Transição por tempo de contribuição e idade mínima
Para essa categoria de aposentadoria a idade mínima sobe meio ponto para cada ano, até chegar nos 62 para as mulheres e 65 para os homens em 2031. Assim, nesse ano de 2023 as mulheres vão precisar possuir 58 anos e os homens 63 anos, para poderem se aposentar. Sendo que o tempo mínimo de contribuição necessário é de 30 anos para mulheres e 35 anos para os homens.
Leia Mais: Ótima notícia: saiu data de pagamentos do 13º salário dos aposentados; consulte aqui
Transição por Idade
Nas regras de transição por idade vai ser acrescida 6 meses por ano para a idade de aposentadoria de mulheres, até chegar aos 62 anos em 2023, atualmente está nos 60 anos. Já para os homens a idade mínimo continua nos 65 anos, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos para os dois.
Leia Mais: Surpresa: Salário mínimo dos aposentados será menor que o esperado; veja quanto será
Transição com Pedágio de 50% e 100%
Para as regras de transição com pedágio de 50% ficou estabelecido que trabalhadores que faltavam 2 anos para cumprir o tempo mínimo de contribuição antes da entrada da nova reforma, podem se aposentar sem a idade mínima, no entanto, precisam pagar um pedágio de 50% pelo tempo faltante.
Já para as regras de transição com pedágio de 100% ficou definido que para os trabalhadores que estavam a mais de 2 anos para poder se aposentar quando entrou a nova reforma, deverão cumprir um pedágio de 100%.
E então, gostou do conteúdo sobre como se aposentar pelo INSS? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os NOVOS VALORES DOS SALÁRIO PARA 2023. Clique no link em seguida e saiba mais:
Dataprev acaba de fazer comunicado sobre novo salário mínimo dos aposentados! Confira agora
Confira mais novidades sobre o pagamento do 14º Salário para aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.