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como solicitar financiamento no minha casa minha vida

como solicitar financiamento no minha casa minha vida em 2023

Como solicitar financiamento no Minha Casa Minha Vida? Confira

Por Daniela Silva
11/04/2023
Em Dinheiro
0

O Programa Minha Casa Minha Vida tem o intuito de subsidiar residências para famílias e baixa renda. Existem algumas faixas de renda, tanto para área urbana quanto rural. Entenda melhor quem tem direito a participar do programa e como solicitar financiamento no Minha Casa Minha Vida.

Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida em 2023?

As famílias com renda bruta mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas ou renda bruta anual de até R$ 96 mil em áreas rurais. As famílias da área urbana são divididas nas seguintes faixas de renda:

  • Faixa Urbano 1: renda bruta familiar mensal de até R$ 2640;
  • Urbano 2: renda bruta familiar mensal de R$ 2640,01 a R$ 4,4 mil;
  • Urbano 3: renda bruta familiar mensal de R$ 4400,01 a R$ 8 mil.

Já as famílias das áreas rurais são divididas nas seguintes faixas de renda:

  • Faixa rural 1: renda bruta familiar anual de até R$ 31680;
  • Rural 2: renda bruta familiar anual de R$31680,01 a R$ 52,8 mil;
  • Rural 3: renda bruta familiar anual de R$ 52800,01 a R$ 96 mil.

Importante mencionar que o valor dessas faixas de renda não levam em consideração os benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários, como o auxílio-doença, seguro desemprego, Benefício de Prestação Continuada e o Bolsa Família.

De acordo com o Governo Federal, 50% das unidades do programa serão reservadas para as famílias da faixa 1. Além disso, o programa passará a incluir pessoas em situação de rua na lista de possíveis beneficiários.

Os contratos e registros feitos serão, preferencialmente, no nome da mulher. Não há a necessidade da autorização do marido.

Leia mais: LULA ANUNCIA: Saiba a data de pagamento do 13º salário dos aposentados!

Como solicitar financiamento no Minha Casa Minha Vida?

A forma de solicitar o financiamento do Minha Casa Minha Vida dependerá da faixa de renda das famílias. Confira cada uma:

Famílias da Faixa 1:

  • As famílias podem se inscrever na Prefeitura Municipal;
  • Após a inscrição, os dados passam pela análise da Caixa Econômica Federal e as aprovadas participam do sorteio das moradias na data definida;
  • Os sorteios ocorrem quando a cidade não possui as unidades suficientes para atender a todas as famílias cadastradas no plano de moradias;
  • Ao ser contemplada com uma unidade habitacional, a família será informada sobre a data e os detalhes necessários para a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel;
  • Por fim, após a aprovação, a família assina o contrato do financiamento.

Critérios para validação da Faixa 1:

  • A família precisa ter renda mensal bruta de até R$ 2.640;
  • Nenhum integrante pode ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel residencial;
  • A família não pode ter recebido nenhum benefício de natureza habitacional do governo municipal, estadual ou federal;
  • A família não pode ter recebido descontos habitacionais concedidos com recursos do FGTS;
  • A família não pode ter recebido descontos destinados à aquisição de material de construção para fins de conclusão, ampliação, reforma ou melhoria de um imóvel;
  • Para a inscrição da família no plano de moradias do governo na prefeitura, é necessário apresentar um documento oficial de identificação, mas outros documentos podem ser exigidos, como comprovantes de renda, por exemplo.

Famílias da Faixa 2 e 3:

  • A família deve ter renda bruta mensal de até R$ 8 mil;
  • A contratação pode ser feita por meio de uma entidade organizadora participante do programa Minha Casa, Minha Vida ou individualmente e direto com a Caixa;
  • A família precisa já ter um imóvel escolhido para, então, fazer uma simulação de financiamento habitacional por meio do site da Caixa – assim vai saber detalhes sobre prazos e condições e entender qual proposta se encaixa no orçamento familiar;
  • Na simulação, é necessário informar o tipo de financiamento desejado, o valor aproximado do imóvel, a localização do imóvel, dados pessoais (como documento de identidade e telefone) e a renda bruta familiar mensal;
  • Após o fornecimento desses dados, o site apresenta as opções de financiamento;
  • Escolhida a opção, o simulador apresenta o resultado, com prazos, cota máxima do financiamento de entrada e valor do financiamento, além de oferecer uma ferramenta para a comparação de cenários de juros;
  • Se a família aprovar o resultado apresentado na simulação, um representante deve ir até uma agência Caixa ou no correspondente Caixa Aqui, para entregar ao banco a documentação (leia mais abaixo);
  • A Caixa analisa a documentação pessoal e do imóvel;
  • Por fim, após a aprovação e validação, a família assina o contrato de financiamento.

Critérios para validação das faixas 2 e 3:

  • Documentos pessoais: documento de identidade, CPF, comprovantes de residência, renda e estado civil, declaração de imposto de renda (ou de isenção);
  • Documentos do imóvel (nos casos de imóveis já construídos): contrato de compra e venda, certidão de logradouro e matrícula do imóvel atualizada;
  • Documentos do imóvel (nos casos de imóveis na planta): projeto da construção aprovado, alvará de construção, matrícula da obra no INSS, memorial descritivo da construção, anotação de responsabilidade técnica (ART), orçamento, declaração de esgoto e elétrica e dados do responsável técnico pela construção.

Leia mais: Lula assina lei com novas regras para o Minha Casa Minha Vida; Confira

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Formada em Jornalismo, com experiência em redação de jornal impresso e gerenciamento de redes sociais. Atualmente trabalha como redatora no Blog da João Financeira.

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