Saiba como você pode fazer a solicitação da sua restituição do imposto de renda para 2023 de modo rápido e fácil. Acesse aqui todas as informações.
O imposto de renda nada mais é que um tributo que pessoas físicas ou pessoas jurídicas precisam pagar todos os anos para a Receita Federal. Nesse sentido, se aplica uma determinada alíquota, na nova riqueza que o contribuinte tenha produzido, para se chegar ao valor que ele precisa repassar.
Em breve abre o prazo para a declaração do IRPF – Imposto de Renda da Pessoa Física, mas a restituição do tributo está disponível para os contribuintes. Continue acompanhando e saiba como conseguir a restituição dos valores em 2023:
Como funciona a restituição do imposto de renda?
Através da restituição do imposto de renda, milhares de contribuintes podem conseguir receber de volta uma parte do valor pago. Contudo, esses beneficiados precisam estar atentos as regras e prazos para poder fazer a solicitação dos valores, estipulados pela Receita Federal, responsável pelo recolhimento do tributo.
Leia em seguida: Novidade: Governo Federal anuncia fim do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?; Entenda
A devolução vai garantir que aqueles contribuintes que pagaram valores a mais no ano-base, possam conseguir receber esse dinheiro de volta. Nesse sentido, a restituição, vai se dar para quem preencheu a declaração sem qualquer erro ou omissão, no prazo determinado aos brasileiros.
Mas não são todos que possuem direito de resgatar parte do valor pago. Por exemplo, se o valor total do imposto, seja menor que o retido na fonte, o contribuinte não garante o recebimento da devolução.
Leia em seguida: Novidade: Prova de Vida do INSS será feita de forma diferente em 2023; Confira
Vale destacar que, a restituição do imposto de renda é paga em lotes, ou seja, as datas variam entre os contribuintes que possuem direito de receber. Assim, liberação acontece pela Receita Federal, entre os meses de junho e setembro.
Os valores da restituição do imposto de renda, são creditados na conta em titularidade do contribuinte, informada em sua declaração. Dessa forma, se você gostaria de saber o dia do seu pagamento, é preciso fazer a consulta no calendário programado pela Receita Federal.
Como consultar a restituição do imposto de renda?
Primeiramente, cabe relembrar que, o primeiro lote, beneficia os grupos prioritários, os quais são pessoas com deficiências e idosos. Desse modo, as demais são creditadas conforme a ordem de entrega das declarações.
Leia em seguida: Atenção: Estas pessoas poderão se aposentar aos 40 anos de idade?
Sendo assim, para consultar a restituição do imposto de renda, você precisa seguir o seguinte passo a passo:
1.° – Acesse a página oficial da Receita Federal (CLIQUE AQUI);
2.°- Após, clique em “Meu Imposto de Renda”;
3.° – Clique na opção “Consulta a Restituição”.
4.° – Pronto, agora, você pode consultar todas as informações.
Leia em seguida: Veja quem deve ficar de fora da lista de pagamentos do 13º salário do INSS em 2023; Confira
Por fim, se os valores da restituição do imposto de renda, não forem depositados, ficam disponíveis para retirada no Banco do Brasil. Mas não esqueça de fazer o reagendamento por meio do Portal BB. Ou através da Central de relacionamento BB, sendo para as capitais o telefone 40004-0001, outras localidades 0800-729-0001 e deficientes auditivos, 0800-729-0088.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!