O cartão é uma ferramenta de crédito muito atrativa. Isto porque é fácil de ter acesso e de utilizar. No entanto, o cartão de crédito possui altas tarifas de juros e encargos financeiros. Confira como usar o cartão de crédito de forma consciente, para não se atolar em dividas.
De acordo com dados do Banco Central haviam 123 milhões de cartões de crédito ativos no Brasil.
Assim, por mais que o uso do cartão de crédito seja algo que ajude no momento de fazer compras é necessário ficar atento aos riscos que ele pode trazer. Ocorre que devido as altas taxas de juros simples atraso pode acarretar em endividamentos bola de neve.
Controle o número de cartões de crédito que possui
O fato de possuir mais de um cartão de crédito pode ser um atrativo para fazer mais gastos do que o necessário e acabar se endividando mais ainda. Além disso, é mais fácil perder o controle financeiro, já que as faturas serão separadas.
Leia Mais: Pagamentos do INSS vão ser liberados: Veja quando você recebe
Sendo assim, é importante utilizar apenas um cartão. O que facilitará no controle de gastos.
No entanto, esta dica é apenas para aqueles que não possuem um bom controle financeiro.
Isto porque, aqueles que conseguem se controlar financeiramente pode usufruir de mais de um cartão. Isto porque, cada um deles pode beneficiar com cashbak ou milhas e entre outros.
Estabeleça um limite pessoal
Para diminuir o risco com o endividamento com cartão de crédito é importante estabelecer um limite de crédito no valor de 50% de sua renda mensal.
Leia Mais: Aposentados tem surpresa: 14º salário pago todos os anos promete candidato a presidência
Desse modo, evitará que você gaste mais do que recebe. E sempre conseguirá pagar em dias suas contas.
Aproveite os benefícios que o cartão de crédito pode dar

Os cartões de crédito oferecem diversos benefícios para seus usuários, como o cashback. Sendo que a vantagem deste modo é que será devolvida uma porcentagem do valor utilizado em compras para você.
Outra vantagem oferecida por cartões de crédito são as milhas e pontos. No caso das milhas e pontos funciona de maneira que o dinheiro utilizado é convertido em pontos. Sendo possível utilizar os pontos para comprar passagens aéreas, fazer o pagamento de hospedagem em hotéis, restaurantes e outros.
Existe ainda possibilidade de isenção de anuidade. Ocorre que atualmente não compensa pagar a anuidade do cartão, sendo melhor negociar que o cartão seja sem anuidade.
Só vale apenas gastar com anuidade se o cartão de oferecer vários benefícios que compensem o pagamento da taxa de anuidade.
Controle as compras feitas
É importante que você controle suas compras. E utilize o cartão apenas para comprar o que realmente precisa. O cartão de crédito não foi feito para comprar mais do que você recebe. É necessário ter em mente que você só deve gastar com o que realmente precisa e consegue pagar, por isso é importante como usar o cartão de crédito.
Leia Mais: STF anuncia aumento de 18% no salário de alguns grupos
Não faça saques com cartão de crédito
As taxas de juros aplicados em saques do limite do cartão de crédito são muito elevadas, Portanto, só utilize se for de extrema necessidade e se não houver outra saída.
Não atrase o pagamento da fatura
É importante manter as fatura em dia, pois o valor do juros do cartão de crédito é muito alto. Se ocorrer atraso você acabará levando mais prejuízo, pois o valor da fatura aumentará muito.
Uma opção se ocorrer de faltar renda para pagar o cartão é fazer um empréstimo com tarifas menores parar arcar com a fatura do cartão.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL. Clique no link e saiba mais:
Empréstimo Auxílio Brasil será liberado em SETEMBRO; entenda como funciona
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.