Esta semana começou os pagamentos da segunda parcela do 13° salário antecipado para vários aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS! Assim, com o objetivo de injetar dinheiro na economia, melhorar ânimo para eleições e combater as consequências causadas pela pandemia do COVID-19 o Governo Federal resolveu antecipar o 13°! Então serão injetados na economia cerca de R$56,7 bilhões para o pagamento do abono salarial.
O 13° será pago aos que recebem aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, auxílio reclusão e auxílio doença desde janeiro em duas parcelas. Assim, a primeira parcela equivalente a 50% do benefício mensal e a segunda parcela contemplando o restante. Vale lembrar que dependendo dos valores terá o abate do imposto de renda na segunda parcela.
Entretanto, há alguns grupos que não receberão o 13° antecipado. Saiba mais a seguir!
Como funciona o pagamento do 13° salário antecipado?
Segundo site da Justiça do Trabalho “o 13º salário representa para o empregado brasileiro um alívio no orçamento doméstico e, por isso, é o mais aguardado dos salários. Devido a empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício, também conhecido como abono natalino, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas”.
Leia em seguida: Confira quem pode receber valores de volta do banco central
Assim, o normal é a primeira parcela era paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro. Mesmo antes da pandemia o presidente da república Jair Bolsonaro havia mudado a data; mas com a pandemia, em 2020, ele antecipou o 13° salário como medida emergencial e manteve essa antecipação nos anos de 2021 e 2022.
Então, o pagamento do 13° antecipado cai automaticamente nas contas dos aposentados e pensionistas que tem direito junto com o benefício mensal que recebem usualmente. Assim, os aposentados e pensionistas que tenham recebido auxílio por invalidez temporária, auxílio acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio reclusão podem receber o 13° antecipado
Grupos que não recebem 13° antecipado em maio:
Há 3 grupos que estão de fora do pagamento do 13° salário antecipado. Assim, os beneficiários do BPC/LOAS não receberão o abono do 13° salário do INSS pois já possuem um benefício com tom assistencial.
Leia em seguida: Governo confirmou e agora o preço dos alimentos vai baixar; Confira quais os alimentos
Quem adiantou o abono no começo do ano pelos bancos que recebem o benefício não terão direito à antecipação de agora, pois já recebeu o valor e terá de pagar este com juros para receber o atual.
E por último, quem só receberá benefícios a partir de maio, neste caso, receberá em parcela única no final do ano conforme calendário abaixo.

Assim, receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Então clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!