Confira agora: Novidades sobre a Prova de Vida 2022
A realização da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS, voltou a ser obrigatória a partir deste ano. O procedimento, estava suspenso, desde o início da pandemia da Covid-19 até o dia 31 de dezembro/2021.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nesse sentido, os beneficiários do Instituto, que deixarem de fazer a prova de vida neste ano, poderão ter seus benefícios suspensos ou cancelados. Por isso, é essencial que fique atentos, ao calendário aqueles que não fizeram em 2020 e 2021, veja a seguir:

Isso porque, é dever dos segurados, realizarem anualmente a prova de vida, inclusive, possui respaldo na legislação brasileira, para que o INSS, possa fazer a manutenção dos benefícios previdenciários, evitando fraudes e possíveis pagamentos indevidos que deverão ser restituídos.
Leia mais: Auxílio Brasil: quem é MEI tem direito?
A partir desde ano de 2022, a determinação, é que o procedimento seja feito especificamente no mês do aniversário do segurado, independentemente da data de vencimento, por isso, a necessidade de observar o calendário acima disponibilizado. Assim, o segurado precisará verificar, a data em que foi feito a última comprovação de vida, para posteriormente, poder realizar neste ano e ter sua situação regular perante o Instituto.
Como a prova de vida é realizada?
A prova de vida, deverá ser realizada pelo segurado juntamente com a instituição financeira, em que recebe seu benefício mensalmente. O procedimento, também pode ser feito nos caixas eletrônicos das agências bancárias ou através da biometria. Além disso, há bancos que possibilitam aos seus clientes, a possibilidade de fazer a prova de vida, através do internet banking, que é através do próprio aplicativo da instituição.
Os segurados, que possuem sua biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Detran), podem faz a comprovação de vida online, através do site/aplicativo Meu INSS.
Os segurados com idade igual o superior a 80 (oitenta) anos, que possuem dificuldade de locomoção, poderão solicitar que a comprovação seja feito em seu domicílio, sendo necessário fazer o pedido através do Meu INS ou pela Central de Atendimento 135, de segunda a sábado, das 08:00h às 21:00h.
Leia mais: INSS: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS – Veja AGORA
Se você gostou das informações sobre a Prova de Vida do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: