13º Salário INSS já foi pago à grande maioria dos aposentados e pensionistas, inclusive tem parcela única no fim do ano! Veja quem recebe!
Quer saber mais sobre o pagamento do 13º salário INSS? Então confira na íntegra esse texto que vai te contar tudo sobre o pagamento do benefício mais aguardado do ano!
O que é o 13º salário INSS?
O 13º salário é um benefício pago aos aposentados, pensionistas e trabalhadores no geral! O 13º salário paga uma parcela extra do salário ou benefício como um salário a mais, ou seja, um 13º salário!
Entretanto em 2022 o benefício teve de ser antecipado! Isso se deu porque o governo federal precisou injetar dinheiro na economia de modo imediato, pois a crise estava afetando demais a população e especialmente os aposentados e pensionistas!
Leia mais: DINHEIRO EXTRA! Tem mais de 60 anos? Fique atento aos 8 benefícios que tem direito
Dessa forma o governo federal, em parceria com o INSS e o ministério do trabalho, optaram por antecipar os pagamentos do 13º salário INSS, que foi pago em duas parcelas até o dia 5 de junho à grande maioria dos aposentados e pensionistas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
13º salário: qual o objetivo?
O 13º salário já existe há mais de 60 anos e é um dos direitos trabalhistas mais famosos desde que foi aprovado pelo então presidente João Goulart, em 13 de julho de 1962.
A ideia principal por trás do 13º salário, desde a data de sua criação, é que esse valor torna-se uma importante injeção de verba na economia em datas estratégicas, geralmente perto do natal, o que afere ao benefício a alcunha de abono natalino do INSS.
Leia mais: Aposentadoria 2022: como aumentar o valor do seu benefício
Dessa forma, segundo a CLT, todo trabalhador que trabalha 15 ou mais dias no ano sem ser demitido por justa causa tem direito a um bônus, ou seja, ao 13º salário.
Se você tem interesse em ver todas as regras que envolvem o 13º salário, confira no link https://www.tst.jus.br/13-salario!
Quem pode receber 13º salário INSS
Têm direito ao 13º salário o aposentado, pensionista ou trabalhador de carteira assinada que trabalha há pelo menos 15 dias. Trabalhadores em licença maternidade, licença médica ou acidentes também podem receber benefícios.
No caso de despedimento sem justa causa, calcula-se então o 13º salário do trabalhador como percentagem das horas trabalhadas e pago juntamente com o despedimento. No entanto, se ocorrer demissão por justa causa, perde-se direito ao benefício.
- Auxílio por incapacidade temporária (Auxílio Doença)
- Auxílio Acidente
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio Reclusão
Parcela única do 13º salário INSS
A parcela única do 13º salário INSS começa a ser paga em novembro, mas somente para os aposentados e pensionistas que não puderam receber as parcelas antecipadas em virtude da data em que seu benefício foi concedido.
Dessa forma aposentados e pensionistas que não receberam as parcelas até o dia 5 de junho podem ter direito à parcela única do benefício.
Veja abaixo a tabela de pagamentos da parcela única:

Contato INSS
Então se você ficou com dúvidas contate o INSS pelos veículos oficiais!
Leia também:
- SAIU NO DIÁRIO OFICIAL: Presidente sanciona lei que aumenta a margem do consignado
- Empréstimo consignado BPC tem valores e regras anunciadas
- Nova margem social libera empréstimo de até R$20 mil
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!