Você recebe aposentadoria ou pensão do INSS e não quer ter seu benefício suspenso? Então confira as dicas a seguir para evitar que isso aconteça!
Leia em seguida: Tem empréstimo consignado? Aposentados vão recuperar valores – Confira lista de contemplados
O que é a suspensão do INSS?
A suspensão do INSS ocorre quando o segurado deixa de receber, momentaneamente ou não, o seu benefício do INSS. Somente em 2021, mais de 5 milhões de segurados tiveram o benefício suspenso e em 2022 o número também já atingiu a casa dos milhões.
Essas suspensões ocorrem devido às operações chamadas de pente fino, que ocorrem todos os anos no INSS para buscar por irregularidades tanto na concessão quanto no pagamento dos benefícios. Caso haja alguma irregularidade, a suspensão do benefício pode acontecer.
No entanto, vale lembrar que a suspensão não ocorre de forma automática! Antes que o benefício seja suspenso, o segurado recebe uma notificação do INSS com antecedência.
Desse modo, caso você tenha recebido alguma notificação lhe informando sobre a suspensão do seu INSS, você deve entrar em contato com o INSS o mais rápido possível. Você pode entrar em contato pelo site, pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares, ou então por telefone.
Leia em seguida: Passo a passo de como economizar dinheiro – veja estas dicas
O que pode causar a suspensão do benefício?
Como explicado anteriormente, a operação busca por irregularidades e fraudes e caso seja encontrado algo de errado, o INSS pode ser suspenso. No entanto, além disso outros motivos podem levar também à suspensão do INSS. Confira então as principais causas que levam à suspensão do INSS:
- Não comparecer ao atendimento médico: Se você for beneficiário por incapacidade de trabalho, ou seja, aposentadoria por invalidez e auxílio doença, você é obrigado a comparecer às convocações de atendimento médico pericial. Caso não compareça, a suspensão do seu INSS pode acontecer.
- Prova de vida: do mesmo modo, a prova de vida deve ocorrer todos os anos. A prova de vida existe para que o INSS tenha conhecimento se que quem recebe o benefício está vivo. Caso a prova de vida não aconteça, a suspensão do seu INSS pode acontecer.
Portanto, para que seu INSS não corra o risco de suspensão, você deve se atentar às datas das consultas, bem como realizar a prova de vida todos os anos. Além disso, recomenda-se que os dados cadastrais sejam atualizados sempre que possível, para que não hajam inconsistências que possam gerar problemas.
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre INSS de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Projeto da Margem Social Aprovado? Confira a Situação Aqui
Vale a pena um seguro de vida de R$ 1 milhão ?
Último dia do 13° salário antecipado mas há quem receberá no fim do ano
Aposentadoria em 2022: Novas regras e benefícios