Os beneficiários do INSS podem fazer a contratação de consignados usando uma porcentagem de seu salário. Contudo, para que as pessoas possam contratar, é preciso desbloquear o benefício para essa finalidade. Além disso, há um prazo para que o beneficiário possa fazer esse desbloqueio. Veja agora como desbloquear benefício do INSS para empréstimo.
A melhor notícia desse procedimento é que o beneficiário não precisa ir até uma agência de forma física para fazer o desbloqueio dos valores. O beneficiário pode realizar o desbloqueio pelo aplicativo Meu INSS. Confira como:
Como desbloquear benefício do INSS para empréstimo
Para fazer o desbloqueio do benefício para empréstimo consignado, precisa ser o titular, com sua documentação pessoal. Caso esse beneficiário tenha cadastrado um representante legal no INSS, também será necessário a documentação desse representante, assim como o termo de representação legal.
Mas, atenção, o representante legal não pode realizar o desbloqueio. O procedimento deve ser feito pelo titular. O passo a passo de como desbloquear benefício do INSS para empréstimo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS, entre com login e senha;
- Clique em “Novo pedido”;
- Pesquise pelo serviço “Desbloquear benefício para empréstimo”;
- Em seguida, cliquem em avançar no canto inferior da tela;
- Vá avançando conforme as instruções.
Dica: O aplicativo Meu INSS é vinculado ao Governo Federal. Então, o login é o mesmo do gov.br. Caso nunca tenha acessado as plataformas governamentais, você pode criar seu login. Basta inserir os dados e ir avançando e seguindo as instruções.
O aplicativo também vai apresentar algumas informações sobre o que é o consignado e como ele funciona, para orientar o beneficiário antes que ele comece a realizar as contratações.
Leia mais: Segurados do INSS podem receber dinheiro da justiça! Veja como aqui
Quando o benefício do INSS pode ser desbloqueado para empréstimo?
Os beneficiários do INSS devem aguardar o tempo de 90 dias corridos após a concessão do benefício para fazerem o desbloqueio para a contratação de empréstimo. Lembrando que sempre há a opção de não desbloquear. Ou seja, o beneficiário pode optar por não comprometer seus valores com empréstimo.
Posso bloquear o benefício para empréstimo?
Caso haja a decisão por parte do beneficiário em bloquear o benefício para empréstimo, ele também pode fazer. Muitas vezes, os beneficiários optam por isso para o controle financeiro, assim como para evitar fraudes. O procedimento é o mesmo, acessando o aplicativo ou site do Meu INSS. Porém, o beneficiário deve buscar por “bloquear benefício para empréstimo”.
Leia mais: Vitória! R$ 1 bilhão liberado para pagamentos aos segurados do INSS, confira agora!
Quanto tempo demora para desbloquear o benefício?
O prazo para desbloqueio do benefício é de 30 dias após a solicitação. Para acompanhar o procedimento, o beneficiário deve acessar o “extrato de empréstimo consignado”. Quando houver o desbloqueio, o status aparecerá como “liberado para empréstimo consignado”.
Leia mais: Vitória dos aposentados! Ministro da Previdência anuncia um novo benefício em 2023!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!