A fila de espera do INSS é um problema que passa de governo para governo. Os segurados aguardam um tempo bem maior do que o prazo estipulado pelo próprio Instituto, o que causa prejuízo e desagrado nos cidadãos. Contudo, algumas táticas já estão sendo estudadas para resolver esse problema. Confira como está a fila da aposentadoria e demais benefícios em 2023.
A aposentadoria do INSS é um objetivo para todos os trabalhadores contribuintes do Instituto. Então, quando atingem os critérios necessários, esse público acaba entrando com um pedido para a concessão do benefício. Mas, a demora está sendo grande, pois são vários pedidos de aposentadoria e de outros benefícios que estão na fila em 2023.
Fila para concessão de aposentadoria em 2023 preocupa segurados
De acordo com a própria Previdência Social, a fila do INSS, com pedidos que aguardam a concessão de aposentadoria e demais benefícios, já passa de 1,8 milhão de pessoas em 2023. Nesse total, também estão as pessoas que aguardam a realização de perícia médica.
Os dados de janeiro de 2023 apontam um aumento na fila do INSS. Em dezembro do ano passado, a fila era de 1,807 milhão de pessoas. O tempo de espera pelos pedidos também aumentou. Era de 79 dias em dezembro de 2022 e passou para 85 dias em janeiro desse ano.
O que o Governo está fazendo para diminuir a fila de espera para aposentadoria e demais benefícios em 2023?
Em nota, o Ministério da Previdência Social afirma que vem trabalhando com algumas medidas com o intuito de diminuir a fila do INSS, aumentando a quantidade de pedidos analisados por mês. De acordo com o ministério, também, o objetivo é zerar a fila até o final do ano.
O Ministro da Previdência Carlos Lupi esteve em reunião com representantes do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), da Força Sindical e da UGT (União Geral dos Trabalhadores) para debater estratégias para tentar zerar a fila até o final do ano. Uma das medidas é o início de um mutirão de perícias a partir de março.
Como vai funcionar o mutirão do INSS
O Governo pretende implementar um mutirão para reduzir a fila do INSS, com o auxílio de médicos e profissionais do Instituto. A previsão é que o mutirão inicie no mês de março na região Nordeste, onde há mais casos de benefícios em análise.
Uma equipe de 50 médicos peritos irá se concentrar por uma semana em diferentes locais da região, incluindo áreas no interior, para agilizar as análises. Após o mutirão no Nordeste, a equipe segue para outras regiões.
Leia mais: Veja agora! INSS libera 2 pagamentos em Fevereiro.
Falhas do Meu INSS também interferem nas filas de concessão de aposentadoria e demais benefícios em 2023
Os segurados do INSS também enfrentam falhas no aplicativo e site Meu INSS, que está com instabilidade e erros, impedindo de fazerem o pedido inicial ou cumprir as exigências do INSS para ter a sua análise concluída.
É o caso de Denise Batista da Silva, que aguardava há mais de um ano pela concessão do salário maternidade. Ela teve problemas ao encaminhar o seu pedido pelo Meu INSS e teve o mesmo negado. Então, refez a solicitação e, de acordo com a Previdência Social, estava em análise na Junta de Recursos da Previdência no mês de janeiro desse ano. O benefício foi concedido no dia 16 de fevereiro, de acordo com o instituto.
A Dataprev, empresa responsável pelo gerenciamento de dados dos beneficiários, informou que o aplicativo e site Meu INSS estão em aprimoramento para que não aconteça mais esses problemas com os beneficiários. O intuito é que os pedidos possam ser feitos de forma online, auxiliando na diminuição do fluxo de atendimentos presenciais e acelerar o tempo de análise.
Leia mais: Você sabe usar o Meu INSS?; Confira como acessar as funções do portal
Gostou do conteúdo sobre o aumento salário mínimo em 2023? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!