Evite erros na hora de fazer o seu pedido de benefício INSS e garanta a celeridade da concessão. Acesse aqui todas as informações:
Atualmente, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, conta com cerca de 1,6 milhão de solicitações de benefícios previdenciários que esperam pela análise. A maioria corresponde aos pedidos de aposentadorias. Contudo, o governo Lula, prometeu zerar a fila até o final de 2023.
Mas para você que deseja garantir o seu benefício sem irregularidades e garantir a análise célere, preparamos 10 dicas para evitar erros. Continue acompanhando!
1 – Não ter um planejamento previdenciário
Deixa de fazer um planejamento previdenciário é um dos principais erros para conseguir a concessão do melhor benefício INSS em 2023. Isso porque, com a Reforma da Previdência, as regras de acesso à aposentadoria mudaram e existem as chamadas regras de transição.
Leia em seguida: INSS Vai Antecipar 1 Mês De Pagamento Salário Adiantado – Veja Quem Está Na Lista
Por isso, ter um planejamento visando o seu objetivo de renda futura, para evitar prejuízos se torna indispensável.
2 – Não conhecer as regras de aposentadoria em vigor
Conforme mencionamos a Reforma da Previdência de 2019, trouxe diversas mudanças nas regras para acesso aos benefícios do INSS. Entre elas, estão aquelas que passam por atualização a cada ano. Sendo assim, se torna imprescindível, saber como funciona a regra da idade mínima progressiva, idade mínima, regra de pedágio, 50% e 100% e ainda, a regra de pontos.
3 – Mudança na idade mínima das mulheres
Para garantir o benefício INSS da aposentadoria por idade, a partir de 13 de novembro de 2019, data da entrada em vigor da reforma, a idade mínima das mulheres subiu de 60 para 62 anos. Entretanto, muitos não sabem do aumento gradativo previsto na legislação, que possibilita a solicitação antes da nova idade exigida. E, com isso, muitas deixam de ter acesso já preenchendo os requisitos.
Leia em seguida: Lula Pagará Até R$350 Extra Para Famílias Brasileiras; Veja Como Receber
4 – Solicitação do benefício antes da hora
Apesar de preencher os requisitos, se torna necessário ter um planejamento, para conseguir o melhor benefício previdenciário. Isso porque, ao incluir mais contribuições, a diferença no seu salário pode ser alta.
5 – Escolher a modalidade errada de aposentadoria
Para garantir o melhor benefício INSS e evitar atraso na análise da solicitação, fazer a solicitação da modalidade correta, se torna essencial. Nesse sentido, atualmente, o órgão disponibiliza três tipos de aposentadorias programáveis, as quais são: por idade, por tempo de contribuição e aposentadoria especial. Devendo ser calculada a mais vantajosa para o segurado em 2023.
Leia em seguida: Nubank Libera Novo Crédito De Até R$5000 Para Clientes Do Banco; Veja Como Conseguir
6 – Documentação incompleta
Deixar de anexar documentos na hora da solicitação, pode gerar atraso na sua solicitação. Dessa forma, não esqueça de encaminhar aqueles que comprovem as contribuições feitas no decorrer dos anos como, por exemplo, a Carteira de Trabalho.
7 – Erro na guia GPS
Os contribuintes individuais e facultativos, os quais podem fazer a contribuição para a Previdência por meio da guia GPS, precisam ter cuidado na hora de informar o código referente ao plano que desejam e se encaixem. Podendo, impedir o deferimento do benefício INSS e a garantia do recebimento.
Leia em seguida: Oficial: Filas De Espera Do INSS Preocupam Governo; Veja Como Elas Serão Reduzidas
8 – Não incluir atividade especial no processo
Deixar de incluir o tempo de atividade especial no processo, pode atrasar o deferimento do seu benefício INSS. Dessa forma, não deixe de enviar o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, caso você tenha trabalhado em atividades consideradas insalubre ou perigosas, pois nesse formulário constam todas as informações, podendo aumentar seu tempo de contribuição.
9 – Dados desatualizados
Manter os dados atualizados é muito importante e não se trata apenas do RG, CPF, endereço e telefone. Nesse sentido, nos referimos também ao CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, pois nem sempre vão constar todos os vínculos e contribuições que você fez. Precisando você comprovar os períodos necessários.
10 – Recorrer à justiça ou ouvidoria antes da hora
É essencial o segurado após solicitar o benefício INSS ficar atento aos prazos, pois há prazos variados para análise. Por exemplo, em relação à aposentadoria o prazo pode chegar a 90 dias. Decorrido o prazo pode ser aberta uma reclamação na ouvidoria do Instituto, ou ingressar com uma ação judicial. Mas atenção, cuidado para não mover duas ações simultaneamente, podendo ampliar o tempo de espera.
Leia em seguida: Como Solicitar Restituição Do Imposto De Renda Em 2023? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: PROVA de VIDA OBRIGATÓRIA em FEVEREIRO?
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!