A revisão da vida toda INSS vem gerando dúvidas e também expectativas nos aposentados e pensionistas de todo o país. Até por conta da batalha judicial entre o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e o STF (Supremo Tribunal Federal).
Com isso, a revisão da vida toda INSS fica em uma situação de não se saber se terá ou não validade. Embora seja um direito dos aposentados e pensionistas em receberem um valor que deixaram de receber nos últimos anos, por diversos motivos.
No entanto, a decisão mais recente da Justiça foi a favor dos beneficiários. Isso porque, recentemente, o STF determinou que o órgão da previdência social tem dez dias para apresentar um plano de revisão da vida toda INSS.
Quem tem direito à revisão da vida toda INSS?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Primeiramente, não são todos os aposentados e pensionistas que têm o direito de conseguir a revisão da vida toda. Isso porque, vale para quem contribuía de 1994 para trás, no início do plano Real.
Além disso, quem recebia aposentadoria em Cruzeiro ou Cruzeiro Real, as moedas anteriores, também terá o direito de brigar pela revisão da vida toda INSS. Assim, poderão ganhar um dinheiro extra e ter uma atualização no pagamento.
Mas o INSS está na Justiça, buscando uma liminar para barrar essa determinação da revisão da vida toda. Tudo porque o órgão da previdência social alega que, se tiver que pagar tudo isso para os contribuintes ou os herdeiros, não terá dinheiro suficiente.
Veja em seguida: INSS divulga projetos do governo Lula exclusivos para aposentados e pensionistas; Confira
Até por conta disso, o STF deu dez dias de prazo para o INSS apresentar esse plano de pagamento dos valores para os aposentados e pensionistas. E, saindo o dinheiro para todo mundo, também é um valor a mais que se injetará na economia do país.
Cuidados com a revisão da vida toda INSS
Depois, também é importante os aposentados e pensionistas do INSS ficarem atentos com a revisão da vida toda. Isso porque, se o valor calculado for menor, ele ainda terá que devolver dinheiro para a previdência social.
Portanto, é sempre importante buscar um advogado especialista no assunto para conseguir saber se terá esse direito ou não. Caso o valor seja desfavorável para o aposentado e pensionista, o ideal é nem entrar com a ação contra o INSS.
Veja em seguida: INSS divulga projetos do governo Lula exclusivos para aposentados e pensionistas; Confira
No entanto, se eventualmente tiver um valor para ser reajustado, poderá entrar com o pedido judicial e pedir a revisão da vida toda INSS. Assim, vai ter um dinheiro extra ainda este ano, corrigindo um erro e uma injustiça dos valores.
Afinal de contas, a revisão da vida toda INSS é uma forma de se garantir os direitos dos beneficiários. Até porque contribuíram a vida toda com o governo para ter um valor justo após a aposentadoria.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!