Quem tem empréstimo consignado precisa declarar esses valores no Imposto de Renda! Se você não sabia disso ainda, fique atento aos prazos e como fazer essa declaração de forma correta.
Além disso, saiba as datas obrigatórias de declaração do IR e quais documentos são necessários para preencher corretamente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja como declarar o empréstimo consignado no imposto de renda
Primeiramente, para fazer a declaração do Imposto de Renda, use o site da Receita Federal e acesse o programa IRPF. Do mesmo modo, você pode baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda no seu celular e fazer a sua declaração por ele.
Porém, existe um detalhe que costuma passar despercebido. Quem tem empréstimo consignado deve informar os rendimentos do ano anterior e os valores deste empréstimo. É possível solicitar esse documento junto do banco onde você fez seu empréstimo.
Leia mais: Aposentados: Presidente Lula assina decreto para pagamento antecipado do 13º do INSS em 2023
Veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda
Os beneficiários do INSS que irão declarar o Imposto de Renda devem apresentar seus documentos referentes ao benefício e que podem ser baixados no app Meu INSS. Contudo, além desse, são necessários outros documentos.
Primeiramente, é indispensável o seu Título de Eleitor. Seguidamente, é preciso apresentar a cópia da declaração do IR do ano anterior. Ainda, tenha em mãos o informe de rendimentos, recebidos das fontes pagadoras. Imagens de recibos e notas fiscais emitidas (autônomos). Beneficiários do INSS devem apresentar o informe de rendimento. É necessário também apresentar os informes de rendimentos financeiros do banco.
Além disso, a relação de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada. Recibos/carnês de pagamento de despesas escolares do próprio contribuinte e de eus dependentes. Comprovantes de aluguéis pagos ou recebidos no ano anterior. É preciso ainda informar o nome e CPF dos beneficiários de despesas com saúde.
Da mesma forma, os dados como nome e CNPJ dos beneficiários de pagamentos a pessoas jurídicas. Dados dos beneficiários de doações/heranças com seus respectivos valores. Não esqueça de conceder as informações como nome e CPF de ex-cônjuges e filhos que recebam pensão alimentícia. Lembre-se que é fundamental declarar as escrituras ou compromissos de compra e/ou venda de imóveis ou terrenos que tenham sido adquiridos no ano anterior.
Outros documentos de compra e/ou venda de veículos, assim como marca, modelo, placa, e nome e CPF/CNPJ do comprador/vendedor. Ainda, demais documentos de compra de veículos ou de bens por consórcio. Por fim, os documentos referentes a rescisões trabalhistas com valores individualizados de salários, férias, FGTS, 13º salário, etc.
Leia mais: Atrasados do INSS: Saiba como receber sua parte dos R$ 1 bilhão em pagamentos liberados
Veja o passo a passo de como declarar o empréstimo consignado no IR:
Acesso e escolha da declaração
- Acesse o site da Receita Federal ou baixe o aplicativo “Meu Imposto de Renda”;
- Escolha o tipo de declaração que deseja fazer
- É possível criar uma nova declaração ou importar dados de uma declaração anterior.
- Depois, preencha e atualize seus dados pessoais.
- Declare todas as suas despesas e receitas, incluindo empréstimos.
- Inclua, inclusive, aqueles referentes a dependentes.
- Selecione a opção “Dívidas e Ônus Reais”.
- Posteriormente, informe o código do credor que cedeu o crédito.
- Assim, insira todas as informações do seu empréstimo consignado. Incluindo o motivo da contratação, número de parcelas e dados da empresa credora.
- Seguidamente, o valor do empréstimo que pegou e o valor que já pagou até o momento.
- Certifique-se de incluir todos os empréstimos que fez antes de finalizar!
- Preencha todos os campos com atenção e cuidado.
Caso sinta dificuldade em realizar a declaração, aconselha-se procurar um profissional da área para te auxiliar nesse trabalho. Assim, garanta tranquilidade com a Receita Federal e fique com seus impostos em dia!
Leia mais: Empréstimo consignado do INSS: Como saber o limite disponível?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!