Confira: FGTS pode ser recebido este mês pelo saque-aniversário
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser sacado no mês de janeiro pelos aniversariantes através do saque-aniversário. Veja como funciona:
Leia mais: Salário dos aposentados e pensionistas tem novos valores definidos
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um valor depositado ao trabalhador, mensalmente, e funciona como um seguro em caso de rescisão. O seu saque funciona em duas modalidades, que são opcionais ao trabalhador: saque-rescisão e saque-aniversário. O saque-rescisão fica disponível quando o trabalhador é demitido sem justa causa, além de poder ser sacado na aposentadoria, aquisição de moradia própria, dentre outras situações.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Já o saque-aniversário é uma modalidade de crédito que pode ser solicitada. Assim, o trabalhador recebe anualmente no mês de seu aniversário. Nessa modalidade, não será recebido o saque-rescisão. Funciona da seguinte forma: o trabalhador retira uma porcentagem do FGTS disponível mais uma parcela anual, que é definida de acordo com o valor disponível no fundo.
Se o trabalhador optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês do aniversário, receberá no mesmo ano. O saque fica disponível até 90 dias. No caso de não ser sacado, retorna para o saldo do fundo de garantia. Confira as alíquotas:
Leia mais: CONFIRA: Calendário de PAGAMENTOS do 13° salário do INSS

Para retornar ao saque-rescisão, o trabalhador pode fazer a solicitação a qualquer momento, mas há um prazo de carência de 25 meses. Ou seja, nesse meio tempo, o trabalhador não estará vinculado a nenhuma das duas modalidades. Por isso, quando o trabalhador quiser fazer a migração, deve se planejar para que não ter desequilíbrio em suas finanças.
Leia mais: Definido novo salário para aposentados e pensionistas em 2022
Gostou das informações sobre o saque-aniversário do FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: