No dia 24 de maio, ocorreu uma importante reunião com o presidente do INSS, em que estavam presentes deputados, Youtubers, assessores políticos entre outros representantes. Algumas pautas para ajudar os segurados foram discutidas. Veja
Na tentativa de ajudar os segurados do INSS, Youtubers João Adolfo de Souza, da João Financeira, e Dr. Sandro Gonçalves, grandes defensores dos aposentados, assim como os Deputados Delegado Antonio Furtado e Ricardo Silva realizaram uma reunião com o Presidente do INSS Guilherme Serrano.
Entre as pautas discutidas, estavam os golpes e fraudes aplicados em segurados do INSS, os empréstimos consignados e o limite de linhas contratadas e a possibilidade de quem possui Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas contratar o crédito mesmo com representantes.
Como funcionam os golpes nos segurados do INSS
Se você é segurado do INSS, já deve ter recebido ligações ou mensagens com a oferta para contratar empréstimos consignados, ou fazendo cobranças. Da mesma forma, alguns segurados, às vezes, notam descontos que não têm conhecimento em sua folha de pagamentos.
Quanto a isso, o Youtuber João Adolfo de Souza explicou que existem pessoas ligadas ao DataPrev, que é o órgão que regula os pagamentos do INSS e essas vendem os dados dos segurados. Então, por isso, para muitos ocorrem esses descontos. João também comentou que essas fraudes devem passar por investigação e os responsáveis pelas vendas dos dados precisam ser punidos.
Qual o limite de linhas de empréstimos consignados?
Outra pauta da reunião com o presidente do INSS foi o limite de linhas dos empréstimos consignados. Agora, os segurados do INSS podem retirar até 9 linhas, mesmo que ainda possuam margem livre.
A margem é a porcentagem do benefício que o segurado do INSS pode usar para pagamento das parcelas do crédito contratado. No ano de 2022, essa margem é de 35%, ou seja, aumentou 5% devido a Medida Provisória 1.106/2022, assinada pelo Governo Federal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O debate dos presentes na reunião foi retirar esse limite de linha, pois já existe uma margem, que serve como um limite para os segurados. Então, caso houver aprovação dessa solicitação, os segurados poderão retirar quantas linhas quiserem até que haja margem.
Além disso, na reunião com o presidente do INSS, também houve debate sobre o empréstimo para quem recebe BPC/Loas.
Como funciona o empréstimo consignado para BPC/Loas
Em 2022, quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas, também pode retirar empréstimo consignado. Essa mudança é decorrente da MP 1.106/2022, a mesma que aumenta a margem para os segurados.
O BPC/Loas, para quem não sabe, é um valor pago para pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos que nunca contribuíram com o INSS. O único problema é que aqueles segurados de BPC/Loas que possuem representante legal, não estão conseguindo retirar empréstimos.
O pedido feito na reunião com o presidente do INSS é que haja avaliação sobre essas pautas. De acordo com ele, será avaliado com sua equipe econômica, pois entende que ajuda muito os segurados.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!