Está quase na hora da temporada do Imposto de Renda 2023 e você precisa começar a se preparar para a entrega dessa declaração que é obrigatória para quem recebe a partir de 2 salários mínimos.
Confira no post de hoje o que são despesas tributáveis, despesas não tributáveis e outras dicas importantes para a declaração do imposto de renda 2023.
Imposto de Renda 2023
Esse ano, excepcionalmente, você poderá realizar o envio da declaração de imposto de renda 2023 entre os dias 15 de março e 31 de maio.
As pessoas que precisam declarar, tiveram renda superior a R$ 28.559,70 em 2022. Se você obteve outros rendimentos ou se tinha alguma propriedade de valor superior a R$ 300 mil também tem que declarar.
Você tem que declarar o imposto de renda para que a União saiba se você recebeu valores que estejam fora da faixa de isenção, ou até mesmo se você pagou um valor maior.
Entretanto, você nem sempre terá que pagar o imposto de renda. Você também pode ter valores a receber, basta que tenha despesas tributáveis. Confira quais são elas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Imposto de Renda 2023: despesas tributáveis
São consideradas despesas tributáveis na declaração de Imposto de renda 2023 as seguintes despesas:
- Despesas com atividades médicas;
- Despesas com atividades de educação.
São consideradas despesas médicas tributáveis, por exemplo, exames laboratoriais, pagamento de consultas e despesas com planos de saúde.
Leia mais: Atenção: Entenda como ter prazo maior para entregar documentos de Imposto de Renda
As despesas tributáveis com educação, podem ser da educação infantil à educação superior.
Imposto de Renda 2023: despesas não tributáveis
Despesas não tributáveis são aquelas que não podem ser descontadas do Imposto de Renda 2023.
Um bom exemplo de despesa não tributável que causa muita confusão, é a despesa com medicamentos e com advogados.
Leia mais: Confira como INSS deve entrar na sua declaração de Imposto de Renda; Entenda
Uma informação muito importante sobre a declaração de imposto de renda 2023, é que as despesas tributáveis devem estar em seu nome ou no nome de seus dependentes, ou alimentandos.
Sempre peça recibos ou notas fiscais de suas despesas médicas e educacionais antes do ano acabar, para que você não sofra bitributação do imposto de renda.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!