A tecnologia está cada vez mais evoluída e assim diversas operações que antes eram feitas somente de forma pessoal, agora podem ser feita por apenas um clique do seu celular. Desse modo, como forma de acompanhar as inovações e facilitar a liberação do crédito consignado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma nova forma de liberação de crédito.
Sendo assim, o INSS pretende implementar a liberação do crédito consignado por meio do uso de reconhecimento biométrico. Portanto, os aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer o empréstimo à distância, sem necessidade de se deslocar até a instituição financeira ou a agência da previdência social.
Neste sentido, a previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2023 seja implementado o uso da biometria para liberação do crédito consignado. Porém, ainda falta regulamentar o novo tipo de operação.
Qual a vantagem do reconhecimento por biometria?
A implementação do reconhecimento biométrico é uma forma de tornar a operação mais segura e com menos chances de fraudes. Ainda ocorrem muitas fraudes nos pedidos de empréstimo, já que criminosos ou oportunistas podem utilizar de documentos falsos para fazer o pedido nos bancos. Além de que parentes dos beneficiários podem fazer se passar pelo segurado para receber o benefício que não lhe é devido.
Leia Mais: Notícia quente! O saque aniversário do FGTS já tem data para acabar! Confira mais informações
Além destas questões ainda existem os golpes que são aplicados com muita frequência nos segurados do INSS por se tratar de pessoas vulneráveis, que acabam não percebendo que estão sendo vítimas de um crime.
Sendo assim, como a tecnologia trouxe vários benefícios, mas também os malefícios como as fraudes, o fato de utilizar a biometria vai diminuir as operações irregulares. Já que apenas o próprio beneficiário é que vai conseguir fazer o pedido do empréstimo consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como será feito o empréstimo consignado com o novo sistema?
Em novembro de 2022 foi publicada uma instrução normativa que orientou que os bancos deveriam implementar o uso da biometria no prazo de 60 dias. Porém, este prazo já se esgotou e agora deve ser lançada uma nova instrução pelo INSS para orientar os bancos sobre como proceder com a implementação do novo sistema.
Leia Mais: Novidade! Veja o que o INSS afirma sobre benefício de falecidos! Consulte aqui
Sendo assim, é importante que os bancos que tem autorização para oferecer o empréstimo consignado se atentem aos prazos e implemente o sistema de biometria, já que a nova medida será obrigatória e os bancos que não obedecerem não vão poder mais trabalhar com esta linha de crédito.
Dessa forma, para contratar o empréstimo consignado de sua casa ou de onde estiver bastará comprovar que você é você, por meio da biometria no celular. Porém, também será exigido que o beneficiário apresente um documento de identificação oficial (como RG e CNH) com foto e seu CPF para que o crédito seja liberado.
Leia Mais: Urgente! Consignado do INSS sem precisar ir à agência! Saiba como é possível
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.