Confira quem pode receber valores de volta do banco central
O Banco Central desenvolveu um sistema chamado SVR, Sistema Valores a Receber, para resgatar valores deixados em contas. Assim, com objetivo de auxiliar no giro da economia e diminuir o aperto financeiro de vários brasileiros no pós pandemia. O sistema de consulta teve a primeira fase encerrada no dia 16 de abril e foram mais de 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas que pediram resgate de seus valores a receber. Assim, o Banco Central estima que foram disponibilizados R$ 4 bilhões para devolução da primeira fase.
No dia 02 de maio estava previsto a liberação da segunda fase de consulta de valores esquecidos nos bancos com o objetivo de auxiliar no giro da economia e diminuir o aperto financeiro de vários brasileiros. Mas por conta da greve dos servidores do Banco Central a fase de consulta foi adiada. Então vários brasileiros, aposentados e pensionistas do INSS estavam ansiosos com nova fase terão de esperar mais um pouco.
Leia em seguida: CHEGOU O GRANDE DIA! Pagamento 14° Salário AMANHÃ – Veja Quem Tem Direito
Quais os motivos da greve e até quando irá durar?
Segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a categoria justifica estar há mais de três anos sem qualquer reajuste. Portanto, o percentual solicitado (27%) busca apenas resgatar a inflação do período, uma vez que a defasagem a ser registrada desde janeiro de 2019 até dezembro de 2022 supera este índice.
Em nota publicada “Apesar dessas entregas, de alto valor para a economia e para a sociedade e de reconhecidas qualidades técnicas, os patamares salarias dos servidores do Banco Central do Brasil estão abaixo daqueles auferidos por carreiras de igual importância para o Estado e por atividades em setores da iniciativa privada, considerando a formação acadêmica e atribuições inerentes ao cargo.”
Leia em seguida: Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo consignado 2022?
Assim, desde 1° de abril os servidores do BC entraram em greve, com uma trégua entre 20 de abril e 2 de maio na tentativa de avançar negociações do governo, que não obtiveram sucesso. Então dia 03 de maio voltaram com a greve que mantem até hoje.
Já no dia 12 de maio, houve um recuo do Banco Central com uma Medida Provisória enviada ao Ministério da Economia para reestruturar as carreiras dos servidores do órgão. Assim, texto previa reajuste salarial de 22% aos analistas e técnicos em oposição ao aumento de 5% que o governo quer conceder. Servidores do BC afirmaram, então, que apesar do pedido de reajuste enviado ao Ministério da Economia, a greve continuaria até a publicação de uma Medida Provisória que confirma o reajuste da inflação.
Leia em seguida: Pagamento 14° Salário INSS 2022 NA CONTA dos Aposentados – Veja Quem Tem Direito
Como funciona o Sistema Valores a Receber – SVR?
Segundo site do Governo, “Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, saber como resgatar o valor.”
Assim, cidadãos e empresas poderiam consultar se têm algum dinheiro “esquecido” a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro, por diversas razões, tais como: recursos não recolhidos do FGC; recursos não recolhidos do FGCoop; tarifas cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC; parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC; contas de pagamento pré paga e pós paga encerradas com saldo; contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível; entidades em liquidação judicial.
Assim, receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!