A carta de concessão do INSS é um documento encaminhado aos segurados do Instituto quando há o deferimento, ou seja, aprovação da concessão dos valores. Essa carta também conta com as informações pessoais dos segurados. Entenda melhor o que é e como conseguir esse documento.
O que é e como funciona a carta de concessão do INSS?
Como falado no tópico anterior, a carta de concessão do INSS é um documento enviado pelo Instituto ao segurado para avisá-lo que o seu benefício foi deferido, ou seja, que ele passará a receber os valores. Por exemplo, se um trabalhador faz a solicitação do auxílio-doença para poder se ausentar por um período de suas atividades laborais, ele vai saber se pode receber ou não quando receber essa carta.
Portanto, a carta de concessão do INSS é a prova de que o beneficiário está apto a receber o benefício que solicitou ao Instituto. Além disso, esse documento conta com algumas informações sobre o beneficiário e o benefício concedido.
Mas, é importante ressaltar que, após a solicitação do benefício, o INSS pode levar até 30 dias para analisar o pedido e encaminhar a carta de concessão pelos correios.
A carta de concessão do INSS também conta com o número do benefício do cidadão. Esse número serve como uma identificação, além de ser referência para a ordem de pagamentos, pois o calendário do INSS é pelo último número de benefício.
Além disso, o documento serve como uma prova em casos de processos judiciais ou quando há questionamento sobre o recebimento do benefício. Em casos em que os benefícios são cessados, também há o motivo na carta de concessão.
Leia mais: 13º salário pode ser antecipado para aposentados e pensionistas em 2023? Confira
Quanto tempo demora para liberar o benefício após a carta de concessão do INSS?
Após o envio da carta de concessão do INSS, ou seja, após o Instituto deferir os pagamentos, ainda há mais um prazo para ocorrer o primeiro pagamento. Esse período pode variar de 30 dias a 90 dias. Inclusive, no primeiro pagamento, o beneficiário deve comparecer à agência indicada no documento com a carta de concessão e um documento com foto para receber os valores.
Caso o beneficiário não consiga ir à agência indicada na carta de concessão, poderá pedir a mudança de agência bancária, mas isso pode demorar um tempo para ocorrer. Mas se não puder ir até a agência indicada em um período de 60 dias, o valor é bloqueado.
Se ocorrer esse bloqueio, será preciso solicitar um Pagamento Alternativo de Benefícios (PAB) através do telefone 135. Confira como você pode emitir a carta de concessão do INSS:
Leia mais: 2 Pagamentos para aposentados disponíveis em fevereiro; Saiba mais
Como emitir a carta de concessão do INSS?
A emissão pode ser pelo aplicativo Meu INSS, seguindo os passos:
- Faça o login no aplicativo ou site Meu INSS;
- Na primeira página, procure a opção “carta de concessão”;
- Pronto, você poderá visualizar o documento;
- Para imprimir, basta fazer o download em PDF.
Já a solicitação também pode ser pelo aplicativo. Contudo, para a finalização, é necessário comparecer ate uma agência da Previdência Social.
- Faça login;
- Clique em “novo pedido”;
- Busque por “carta de concessão”;
- Para agendar, clique em avançar, preencha as informações de contato e compareça na agência na data e local agendados.
Leia mais: Dinheiro extra: Aposentados vão receber 2 parcelas de R$ 660; Consulte datas
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!