Em pouco mais de duas semanas os 23 milhões de brasileiros cadastrados, começam a receber o pagamento do PIS/PASEP 2022, que tem como ano-base 2020. Sendo assim, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou o calendário de pagamentos do abono salarial ainda no início de janeiro. Nesse cronograma, o prazo dos depósitos para ambos os grupos devem ir até o fim de março. Assim os trabalhadores que não têm certeza do recebimento podem consultar nas plataformas da CEF e do Governo Federal.
Leia mais: Decisão final 14º salário ESTÁ PRÓXIMO
Depois de adiar os pagamentos do ano passado, o Governo enviou uma nova proposta de cronograma para aprovação e obteve sucesso em uma reunião com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Dessa forma, o que muitos trabalhadores esperam é receber um saque duplo referente aos anos de 2020 e 2021, porém a administração pública apresentou pouca sensibilidade a essa forma de pagamento.
Confira agora tudo sobre o PIS 2022 em dobro!
Pagamento do PIS 2022 em dobro
Como falamos acima, os trabalhadores regulares que têm direito ao PIS/PASEP vinham esperando um pagamento em dobro para 2022, em razão do adiamento do ano passado. Entretanto, a decisão do Governo Federal se mostrou diferente desse desejo após confirmar que não haverá depósito duplo de tal benefício durante todo o ano de 2022.
A decisão final do governo, na verdade, foi de antecipar o pagamento de todos os grupos para os meses de fevereiro e março. Contudo, a CEF vai liberar o pagamento para alguns funcionários que se encaixam em grupos de prioridade antes da data prevista no calendário.
Isso porque os trabalhadores atingidos por fortes chuvas no fim de dezembro receberão o pagamento no dia 8 de fevereiro independente do cronograma que a Caixa liberou anteriormente. Assim, não haverá necessidade de esperar pela data certa para sacar o valor a que esses beneficiários têm direito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Com a confirmação de que o ano-base dos pagamentos é o ano de 2020, muitos trabalhadores se vêem frustrados pois esperavam um saque duplo referente aos dois anos anteriores. Com isso, quem trabalhou com a carteira assinada em 2021 vai ter que esperar até a chegada do próximo ano para receber o seu pagamento do PIS/PASEP..
Consulta do PIS 2022 por aplicativo
A CEF juntamente com o Governo já disponibilizaram a consulta de quem receberá o PIS 2022. Com isso existem algumas formas de saber se você tem direito a receber o abono salarial e qual será o valor que vai cair na conta.
A primeira consulta fica disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS), pois no app da CTPS você pode conferir informações sobre contratos antigos, bem como os atuais. Além disso, você também é possível verificar se o abono salarial está habilitado na aba de “benefícios”.
Leia mais: Empréstimo Consignado em 2022: Mudanças na contratação
No app Caixa Trabalhador (Android e iOS) também existe a opção de verificar o recebimento do abono salarial, além de conferir as parcelas e o calendário de pagamentos.
Gostou das informações sobre o PIS 2022? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: