Servidores Federais reajuste salarial de 9% começa em maio. No dia 20 de março, foi anunciado que os servidores federais aceitaram o reajuste salarial proposto pelo Governo Federal, confira como vai ficar os valores.
Com isso, os servidores ativos terão aumento no valor do salário e também no vale-alimentação, aplicados a partir de maio..
A seguir, confira mais detalhes sobre o valor do reajuste salarial dos servidores federais.
Reajuste para os servidores federais
A proposta do Governo Federal aprovada para o reajuste para os servidores federais ficou determinada em 9%, que deve ser aplicado em cima do valor total do salário. Além disso, a medida também inclui uma correção de R$200,00 no vale-alimentação para os servidores ativos, passando ao valor de R$658,00 a partir do dia 1º de junho de 2023.
Veja agora: É possível consultar valor disponível a ser pago pelo Banco Central? Veja como
A proposta foi apresentada após pressões de grupos sindicais e deve entrar em vigor a partir da folha de pagamento de maio, que será paga em junho.
Tempo sem reajuste para os servidores
Os funcionários públicos federais tiveram o último reajuste em 2016, ou seja, sete anos sem correções sobre o aumento da inflação. O que afetou até mesmo uma parcela dos servidores federais que são aposentados ou pensionistas, mas recebem de acordo com o salário dos que ainda estão em atividade.
Leia mais: Atenção: Confira passo a passo para solicitar seu novo cartão do INSS
A falta de reajuste gerou insatisfação e mobilização por parte das categorias, que reivindicavam uma correção salarial há meses.
Aumento para aposentados do INSS
O aumento salarial dos servidores federais não tem relação com os aposentados e pensionistas do INSS. Tendo em vista, que esses beneficiários possuem direito ao aumento do salário mínimo anual, de acordo com a variação da inflação do ano anterior.
Confira: Péssima notícia para aposentados! Bancos cortam direito do INSS; Entenda
Quando o reajuste salarial dos servidores federais entrará em vigor?
O reajuste salarial dos servidores públicos federais entrará em vigor a partir da folha de pagamento de maio, que será devidamente efetuada em junho.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!