O Auxilio Brasil é hoje um dos principais programas brasileiros que auxiliam famílias que precisam de um valor mensal para bancar custos de alimentação, educação e muitos outros. Então para você que nunca ouviu falar, o Auxilio Brasil veio para substituir o antigo Bolsa Família, sendo destinado a famílias em estado de pobreza ou extrema pobreza.
Leia mais: Novidades sobre o 14º salário
Lembrando que o Ministério da Cidadania é quem administra o programa juntamente com a Caixa, tornando tudo isso possível. Portanto, venha conhecer mais detalhes sobre o programa e como ele ajuda tanta gente no nosso país.
O que é o Auxilio Brasil?
O Auxilio Brasil é um programa de transferência direta e indireta de renda, que tem o foco total em ajudar famílias em duas situações específicas definidas pelo governo:
- Famílias na pobreza ou famílias na extrema pobreza.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp.
Nesse sentido, ambas as situações de renda familiar são o foco do programa que conta com estratégias de benefícios e valores que são pagos para essas famílias se estabelecerem mensalmente. Portanto, esse programa realmente ajuda bastante famílias e só é direito de pessoas que se encontram especificamente nesses estados financeiros.
Quem gere e administra esse programa é o Ministério da Cidadania, que faz todo o procedimento de envio dos recursos para pagamento dos benefícios. A Caixa serve como um auxílio, fazendo o pagamento para pessoas que o governo seleciona.
Enfim, o Auxilio Brasil é basicamente isso. Agora vamos te falar um pouco sobre os benefícios dentro do programa.
Benefícios do Programa e como ter acesso
- Primeira infância:
Esse benefício serve para as famílias que têm crianças com idade entre 0 e 36 meses incompletos. Através dele é possível receber um valor de R$130,00 por integrante da família que se enquadre nessa idade.
- Composição familiar:
Esses benefícios são para famílias com gestantes ou crianças de 3 até no máximo 21 anos incompletos. Sendo assim, as famílias vão receber um valor de R$65,00 por pessoas que estejam neste grupo.
- Superação de extrema pobreza:
Esse é um valor mínimo que é calculado por integrante familiar dentro do programa. Sendo assim, o valor calculado e da renda depois que os benefícios foram acrescentados para fazer uma média que não passe do teto do programa.
Enfim, esses são alguns dos principais benefícios. No entanto, existem outros que podem acrescentar valores ou vantagens para a família e seus integrantes.
Leia mais: O que mudou no empréstimo consignado 2022
Preciso fazer o Cadastro Único para receber o Auxilio Brasil?
Sim! Antes mesmo de você ser selecionado pelo Ministério da Cidadania para ser beneficiário do programa é preciso realizar a sua inscrição no Cadastro Único. Ele serve como um filtro do governo que comprova a situação financeira de todas as famílias e seus integrantes por meio dos dados disponibilizados pelas mesmas.
Sendo assim, você precisa antes de mais nada realizar sua inscrição para poder estar apto a participar e receber o Auxílio Brasil.
Gostou das informações sobre o Auxílio Brasil? Compartilhe com mais pessoas nosso conteúdo para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do Auxílio Brasil: