O Banco Central liberou o saque dos valores esquecidos desde o dia 7 de março. Desse modo, vários brasileiros já conseguiram verificar se possuíam algum dinheiro e puderam fazer o pedido de saque dos valores.
A plataforma online responsável pelas consultas é o site do sistema de valores a receber, criado pelo próprio Banco Central.
Ocorre que no ano passado já havia sido disponibilizada a primeira etapa de consultas e saque. Sendo que a princípio a segunda etapa era para ter se iniciado em maio de 2022. No entanto, devido a uma greve dos funcionários do Banco Central e a “reforma” na plataforma, a segunda etapa acabou sendo atrasada.
No entanto, agora que foram liberadas as consultas e os saques, a segunda etapa de pagamentos dos valores esquecidos está a todo o vapor.
Quem pode se beneficiar do sistema de valores a receber?
São milhões de pessoas que podem se beneficiar do saque dos valores esquecidos, desde pessoas físicas a pessoas jurídicas. De acordo com os dados do Banco Central, pelo menos 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas podem fazer a consulta.
Leia Mais: ESTES beneficiários terão acesso a R$ 660 extras em setembro; Saiba se você é um deles
De acordo com o Banco Central será disponibilizado nesta segunda etapa R$ 6 bilhões para ser resgatados.
Além disso, os herdeiros de pessoas falecidas também podem consultar o CPF do ente que faleceu e pedir o saque caso haja dinheiro para receber.
Como consultar o Sistema de Valores a Receber?
Para verificar se você possui algum dinheiro esquecido em instituições financeiras brasileiras, basta acessar o site do Banco Central direcionado ao sistema de valores a receber pelo seguinte endereço www.valoresareceber.bcb.gov.br.
Leia Mais: Atenção: Doenças podem dar direito a benefícios do INSS? Entenda os requisitos
Ao acessar o site basta clicar na opção “consulte valores a receber”. Sendo que ao clicar nesta opção você será redirecionado a uma página na qual deverá fornecer seus dados. Se for pessoa física deverá informar data de nascimento e CPF, já pessoa jurídica deve informar o CNPJ e a data de abertura do negócio.
Dessa forma, após inserir seus dados clique em “consultar” e você será informada se possui ou não valor para receber.
Se você possuir valor para receber, você deverá clicar na opção “acessar o SVR” para consultar qual o valor que tem para receber e qual a instituição financeira que fará o pagamento.
Porém, para acessar o sistema de valores a receber é necessário ter conta GOV.BR, de nível prata ou outro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.