Os trabalhadores podem sacar desde agosto de 2022 os valores referentes às cotas do PIS/PASEP. De acordo com os dados, são mais de 10,6 milhões de pessoas que tem direito aos valores.
Dessa forma, para consultar se você possui o valor das cotas PIS/PASEP para sacar, basta entrar no aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Além do aplicativo, é possível conseguir as informações pelo telefone ou nas agências da Caixa Econômica Federal.
Sendo assim, veja se você tem direito as costas PIS/PASEP e saiba como sacar.
O que são as cotas PIS/Pasep?
As cotas PIS/PASEP se referem as contribuições que foram recolhidas pelo empregador em favor dos empregados entre 1971 e 1988. Isto porque, durante este período a contribuição deste benefício, o empregador deveria abrir uma conta especifica para receber PIS/PASEP em nome do empregado. Portanto, o valor recolhido pelo empregador era direcionado ao empregado.
Leia Mais: INSS perde na justiça e vai ter que pagar aposentados; Saiba como receber esses valores
No entanto, quando foi promulgada a Constituição Federal, em 4 de outubro de 1988, foi criado o fundo conhecido como Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Desse modo, o PIS/PASEP passou a fazer parte deste Fundo e as contribuições recolhidas para o fundo PIS/PASEP passaram a ser uma forma de manter de benefícios aos trabalhadores, como o auxílio de pensão por morte ou doença, o seguro-desemprego e o abono salarial.
Por outro lado, em 7 de abril de 2020, quando entrou em vigor a Medida Provisória nº 946, o fundo PIS/PASEP foi extinto. Dessa forma, os valores depositados no fundo, foram transferidos para uma conta do FGTS em nome do empregado e são estes valores disponíveis para saque.
Sendo assim, devido a estas mudanças, muitas pessoas, seque sabem que tem direito de sacar o valor das cotas do PIS/PASEP.
Como saber se tenho dinheiro às cotas PIS/PASEP?
Para ter direito ao saque das cotas PIS/PASEP basta que o trabalhador que trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e ainda não sacaram o valor, possuem direito a resgatar as cotas.
Leia Mais: Atrasados do INSS: O que são RPVs e quem recebe? Entenda!
Sendo assim, o valor que será sacado será proporcional ao valor do salário e o tempo de serviço prestado pelo trabalhador na época.
Como consultar e sacar os valores?
Para verificar se você possui valores para sacar das cotas PIS/PASEp basta entrar no aplicativo do FGTS utilizando a sua conta Gov.br.
Leia Mais: Salário mínimo será reajustado novamente em 2023. Veja o novo valor!
Após fazer login no aplicativo clique na opção “meus saques” e depois selecionar o item “outras situações de saque”. Após este passo procure a opção “PIS/PASEP – modalidades destinadas ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP” e depois basta clicar em “solicitar saque”.
Ademais, é possível efetuar a consulta e o saque das cotas PIS/PASEP pela central de atendimento do INSS ou da Caixa Econômica Federal. Além disto, também é possível solicitar o saque de forma presencial em agências da Caixa Econômica Federal.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.