O Banco Central disponibilizou esse ano o Sistema de Valores a Receber (SVR), que é uma ferramenta para que as pessoas consigam fazer a consulta se tem algum valor esquecido que foi liberada em instituições financeiras.
Cerca de 30 milhões de pessoas conseguiram verificar esses dados, no ano de 2022, na primeira fase de consultas, agora o Banco Central pretende liberar a segunda fase de consultas.
Para que serve o Sistema de Valores a Receber ?
Muitas pessoas possuem contas em bancos e encerram sem saber que ainda tem algum saldo residual na conta. Desse modo, o SVR tem o intuito de facilitar a consulta de valores residuais em instituições pelos usuários desses bancos.
Leia Mais: Lula vai pagar até R$ 900 de Bolsa Família em 2023; saiba mais
Como consultar se tenho valores para receber ?
Se você quer consultar se tem valores para receber, é preciso utilizar o site do Banco Central. Portanto, tenha seu Cadastro da Pessoa Física (CPF) em mãos, além também de sua data de nascimento.
Leia Mais: Bolsonaro participa de evento militar em Brasília e se emociona
Para conseguir acessar o site do Banco Central, você precisa ter acesso à conta do site do governo (gov.br), em níveis prata e ouro.
Se você não tiver esses níveis no site do governo, não será possível fazer a consulta dos valores esquecidos nos bancos.
Após fazer a consulta inicial, acesse o site: valoresareceber.bcb.gov.br, e faça os seguintes passos:
- Faça o login na sua conta
- Consulte seu valor para receber, também veja qual a instituição que vai fazer a devolução, e de onde está a origem do dinheiro.
- Em seguida, clique no “Solicitar por aqui”, se quiser receber via PIX, ou então clique em: “Solicitar via instituição”, para entrar em contato e combinar qual intituição bancária que irá pagar o dinheiro esquecido.
Liberação da Segunda fase da consulta de valores esquecidos
A segunda fase de consultas está atrasada, e por enquanto ainda não tem uma previsão de quando vai começar. Mas o Banco Central está trabalhando para que os novos valores sejam incluídos o mais rápido possível, e vai divulgar a data do retorno do SVR.
Leia Mais: Saiba quais são as doenças que dão direito a pagamento mensal do INSS
Para a segunda fase, vão ser liberadas as seguintes consultas:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Desse modo, fique atento às novas informações para não perder o período de consultas quando ela for liberada para todos.
E então, gostou do conteúdo sobre a consulta valores a receber liberada? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os PAGAMENTOS EXTRAS PARA APOSENTADOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Pagamento EXTRA acaba de ser LIBERADO! Vitória dos aposentados
Confira notícias agora sobre a aprovação do 14º Salário
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.