Confira agora! Mudanças confirmaram que consulta no SUS serve como prova de vida. Saiba mais informações aqui:
A prova de vida é o procedimento anual que os aposentados e pensionistas realizam para garantir que continuem recebendo seu salário de benefício do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Mas, em decorrência da pandemia, aconteceram uma série de mudanças e uma dela vai continuar valendo.
Siga sua leitura e em seguida confira de que forma a consulta no SUS serve como prova de vida.
Prova de vida do INSS passa por mudança
Leia mais: Veja Como Consultar O Lote Residual De Restituição Do Imposto De Renda
O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União, uma nova portaria, mudando como a prova de vida passa a ser feita pelos aposentados e pensionistas. Desde então, o procedimento está suspenso, pois a prova de vida presencial não é mais obrigatória conforme consta no documento.
Normalmente, os aposentados e pensionistas, precisavam se deslocar anualmente até a instituição pagadora do seu benefício previdenciário para fazer a prova de vida do INSS. Contudo, após a entrada em vigor do documento, o procedimento ficou mais fácil para eles, garantindo comodidade e que não se desloquem de sua residência para isso.
Leia mais: Você Pode Ter R$ 1 Mil Na Sua Conta; Saiba Mais
Dessa forma, os beneficiários não precisam fazer a comprovação de vida presencialmente, pois, agora, a responsabilidade de fazer o procedimento recai sobre a Previdência Social. Dispensando que os aposentados e pensionistas compareçam na instituição pagadora do seu benefício.
Consulta no SUS serve como prova de vida
A partir da vigência da portaria que modificou a prova de vida, consulta no SUS serve como verificação de que os aposentados e pensionistas estão vivos. Isso porque, agora, o procedimento passa a ser realizado através do cruzamento de dados em bases do Governo Federal.
Leia mais: Veja Quem Tem Direito A Receber Pagamentos Dos Atrasados Do INSS Neste Lote
Veja, em seguida, mais atos do beneficiário que podem valer como prova de vida INSS:
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Atualização do CadÚnico;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Votação nas eleições;
- Vacinação, entre outros.
Leia mais: Saque-Aniversário Do FGTS; Confira O Calendário Do Último Trimestre Do Ano
Diante essas mudanças, o órgão previdenciário, tem o prazo de até 31 de dezembro, para adequar seu sistema para realizar o procedimento e garantir a manutenção dos benefícios previdenciários pagos aos aposentados e pensionistas. Portanto, durante esse período a prova de vida em 2022 está suspensa.
Como vai ser feita a prova de vida 2022?
A prova de vida 2022 está suspensa. Assim, os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar com o possível bloqueio dos seus benefícios previdenciários por não terem feito o procedimento. E, em 2023, acontecerá por meio do cruzamento de dados nas bases do Governo Federal.
Leia mais: 14º Salário Do INSS Poderá Ser Pago Em Breve; Confira As Últimas Notícias
E se eu for notificado pelo INSS?
Aquele que for notificado pelo INSS em 2023, a respeito da prova de vida, será em decorrência da não constatação de atos como, por exemplo, consultar no SUS, que serve como provação, nas bases de dados do governo. Mas, de qualquer forma, o órgão precisa evitar que se desloquem da sua residência para isso, devendo encontrar outras formas online.
Leia mais: Precatórios Previdenciários: Saiba Quem Vai Receber Pagamentos Atrasados Do INSS Da Justiça
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!