O ano de 2022 foi marcado pela liberação de dinheiro esquecido aos brasileiros. Esses valores são referentes às cotas do abono PIS/Pasep para quem trabalhou entre os anos de 1971 e 1988. Cerca de 10,6 milhões de pessoas ainda possuem os valores para sacar. Confira:
Os brasileiros que trabalharam no período citado, podem consultar se possuem dinheiro para sacar através do Aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ou de forma presencial nas agências da Caixa Econômica Federal.
São mais de R$24,6 bilhões liberados referentes a essas cotas. O valor individual depende do período trabalhado na época e o salário da época. O valor passou a ser depositado no FGTS por conta da Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020, que extinguiu o fundo do PIS/Pasep. Veja mais informações sobre esse saque do dinheiro esquecido na Caixa.

Leia mais: Caixa libera pagamento de COTAS do PIS/Pasep: Aprenda como consultar e receber
Como fazer a consulta do dinheiro esquecido pelo aplicativo do FGTS?
O Aplicativo do FGTS está disponível para download para Android e iOS. Se você ainda não o tiver, basta baixar. Logo após, abra o aplicativo e faça login. Em seguida, selecione a mensagem “Você possui saque disponível” e Vá em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. Atenção no momento de conferir os dados.
Por fim, basta confirmar o saque. Será preciso informar uma conta bancária para realizar a transferência dos valores. Não há custo para realizar essa transação.
Leia mais: PIS/Pasep 2022: quem tem direito; como consultar e sacar os valores
Como sacar presencialmente na Caixa
O saque do dinheiro esquecido do PIS/Pasep de forma presencial precisa ser feito com o cartão cidadão. Esse cartão é emitido pela própria Caixa e serve para realizar o saque de FGTS, PIS, Pasep, dentre outros. Basta solicitar na agência se você não tiver. Os documentos necessários são Número de Identificação ou Número de Inscrição do Trabalhador ou PIS/Pasep; RG ou CNH e comprovante de residência. O valor do saque permitido de forma presencial é até R$3 mil.
Leia mais: Como saber se tenho cotas PIS PASEP para receber?
Como proceder em caso de falecimento do titular?
Em caso de falecimento do titular, o dinheiro esquecido do PIS/Pasep poderá ser sacado pelos dependentes. O saque dos valores está disponível pelo próprio aplicativo do FGTS, seguindo as instruções:
- Abra o aplicativo do FGTS,
- Solicite o saque na opção “Meus Saques”,
- Em seguida, selecione “Outras opções de saque”,
- Escolha a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”,
- Por fim, confira os documentos solicitados pelo aplicativo e confirme a solicitação.
Leia mais: PIS/PASEP: veja como consultar e sacar as cotas pelo celular
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!