Alguns trabalhadores possuem um dinheiro extra para receber pela Caixa Econômica Federal.
Este valor extra é referente as cotas PIS/PASEP. As cotas pertencem a trabalhadores que exerceram atividades entre 1971 e 1988.
Desse modo, a Caixa Econômica Federal liberou a consulta e o saque das cotas PIS/PASEP. Sendo que o montante liberado para saque é de R$ 24,6 bilhões.
Este valor poderá beneficiar 10,5 milhões de trabalhadores. No entanto, muitos sequer sabem que tem direito ao valor.
Dessa forma, segundo a Caixa muitos trabalhadores ainda não fizeram o saque do valor das cotas PIS/PASEP.
No entanto, o valor continuará disponível para saque somente até 2025. Desse modo, se o trabalhador não for atrás de sacar o valor até a data mencionada, perderá o direito ao valor das cotas.
Portanto, entenda melhor neste artigo o que são as cotas PIS/PASEP, quem tem direito e como sacar o dinheiro.
O que são as cotas PIS/Pasep?
As cotas PIS/PASEP são valores que foram recolhidos pelo empregadores em favor de seus empregados durante 1971 a 1988.
Leia Mais: Finalmente o salário do INSS vai aumentar: Veja os valores
Isto porque, durante a está época os valores da contribuição PIS/PASEP deveriam ser recolhidos pelo empregador e o mesmo depositaria o valor em uma conta que foi criado em nome do trabalhador para receber tal contribuição. Portanto, denomina o nome de cotas PIS/PASEP, pois o pagamento era feito em cotas, que era direcionado diretamente ao empregado.
No entanto, no ano de 1988, a forma de recolhimento das cotas PIS/PASEP foram modificadas. Ocorre que com a promulgação da Constituição Federal, em 4 de outubro de 1988, foi criado o Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). Sendo assim, a contribuição com o PIS/PASEP passou a ser parte do fundo. Logo, o valor recolhido pelo PIS/PASEP foi direcionado a contribuição com a manutenção de benefícios aos trabalhadores, como o auxílio de pensão por morte ou doença, o seguro-desemprego e o abono salarial.
Porém, no ano de 2020, ocorreu mais uma mudança com relação a contribuição PIS/PASEP. Isto porque, a Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020, extinguiu o Fundo PIS/PASEP. Dessa forma, ocorreu a transferência dos valores que estavam depositados no Fundo para uma conta FGTS em nome do participante.
Desse modo, devido as inúmeras mudanças ocorridas com o recolhimento do PIS/PASEP, muitos trabalhadores não tem conhecimento de que possuem este valor disponível para saque.
Quem tem direito ao saque as cotas PIS/PASEP?
Todos os trabalhadores que possuíam cadastro no Fundo PIS/PASEP e possuírem saldo de Cotas do PIS/PASEP poderão fazer o saque do saldo da conta disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal.
Leia Mais: SAIU: Novo limite extra liberado para aposentados e pensionistas do INSS; Confira
O valor das cotas poderá ser sacado em sua totalidade.
Ademais, caso o titular das cotas PIS/PASEP houver falecido, o saque do saldo da conta poderá ser feito por seus herdeiros.
Até quando os valores podem ser sacados?

Até o dia 1 de junho de 2025 o saque do saldo das cotas PIS/PASEP será possível.
No entanto, se o trabalhador que possui o saldo na conta não fizer o saque até a data acima, ele perderá o direito sobre esses valores. Ocorre que os valores que não forem sacados até o dia 1 de junho de 2025 serão transferidos para a União.
Como consultar e sacar os valores?
Para saber se possui valor de cotas e fazer o saque você deverá baixar o aplicativo FGTS. Que está disponível para download para sistemas android e ios.
Leia Mais: Entenda agora como saber se o benefício do INSS está ativo; Saiba mais
Após instalar o aplicativo em seu celular basta fazer o login. Sendo que após efetuar o login você deverá clicar na mensagem “você possui saque disponível”. Depois de selecionar está opção, você deverá selecionar o item “ solicitar o saque do PIS/PASEP”.
Não esqueça de indicar a conta para qual deseja que o valor das cotas seja transferido.
Já os herdeiros deverão efetuar o login no aplicativo FGTS e após selecionar a opção “meus saques” e depois “outras situações de saque”. Sendo que após, deverá escolher a opção “pis/pasep – falecimento do trabalhador”.
Os herdeiros devem se atentar, pois deverão apresentar a documentação exigida pelo bando.
Por fim, você também poderá se dirigir a uma unidade lotérica portando o cartão social ou se dirigir a um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal e fazer o requerimento de saque dos valores.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre os CARTÃO BENEFÍCIO. Clique no link e saiba mais:
Bancos liberam novo cartão benefício para 3 grupos do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.