Os valores a receber do Banco Central estão deixando muitos brasileiros na expectativa de reaver valores retidos em bancos. Mas, a segunda fase de consultas está demorando para ser liberada aos brasileiros e vem preocupando quem aguarda para realizar o saque. Confira as últimas informações.
O Banco Central do Brasil divulgou, no ano de 2022, a liberação da consulta de valores a receber. Esses valores podem ser referentes a saldo de contas já encerradas, consórcios não resgatados, cobranças indevidas realizadas pelos bancos, ou qualquer valor que seja de direito do cidadão.
A primeira fase de consultas já se encerrou e os cidadãos que possuíam algum valor para receber foram informados sobre uma nova data para retornar e solicitar o saque. Já alguns receberam a informação para voltar a consultar na segunda fase, que deveria iniciar em maio.
Entretanto, quando iria ocorrer o início da segunda fase de consultas, os servidores do Banco Central estavam em greve. Agora, a greve já se encerrou, mas a plataforma criada está em manutenção, pois terá uma mudança na maneira de consultar os valores.

Leia mais: Correção do FGTS garante dinheiro extra na conta; Veja quem tem direito e como sacar
Sistema Valores a Receber Banco Central
Na segunda fase de consultas, a expectativa é de que a consulta e o resgate possam ser feitas no mesmo dia. O login utiliza as mesmas informações do gov.br. Portanto, é preciso ter acesso à plataforma do Governo Federal. Basta acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, criado para essa finalidade.
Além disso, para conseguir sacar os valores, o cidadão precisa ter selo nível prata ou ouro na plataforma gov.br. Logo que realizado o cadastro, recebe o selo bronze, que não dá acesso a todos os serviços. Mas, é possível aumentar pelo próprio site. Veja como:
Aumentar o selo para prata no gov.br
- Através da validação facial feita através do aplicativo gov.br, para ser realizada a conferência da foto do contemplado nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Por meio da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking de um dos bancos que sejam credenciados (Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica federal, Santander, Sicoob, Banestes).
- Através da validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.
Aumentar o selo para ouro no gov.br
- Por meio da validação facial através aplicativo gov.br, para análise da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral;
- Pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil).
Leia mais: Não sacou o PIS/Pasep entre 2016 e 2020? Você pode ter dinheiro para receber agora
Saque dos Valores a Receber do Banco Central
O Banco Central oferece o pagamento por PIX ou a combinar com o banco. Para receber por PIX, basta o cidadão selecionar a opção “Solicitar por aqui” e inserir a chave na qual deseja o depósito dos valores a receber.
Caso o cidadão não possua chave PIX, poderá solicitar os valores na opção “Solicitar via instituição”. Dessa forma, o cidadão entra em contato com a instituição, seja por e-mail ou telefone, e combina uma forma de recebimento.
Leia mais: Aposentados terão DINHEIRO NA CONTA nos próximos dias; Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!