A Autoridade Nacional de Eletricidade (ANNEEL) prevê que os preços da conta de luz aumentem pelo menos 5,6% a partir de 2023. Essa é uma previsão recente apresentada pela equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No governo Jair Bolsonaro (PL), a conta de energia aumentou devido à falta de energia e outros fatores. Entenda melhor a seguir!
Quem aumentará a conta de luz?
A Aneel aprovou nesta terça-feira (13), o reajuste de 22,01% nas tarifas da energia elétrica de algumas empresas. Além disso, a partir do próximo ano, também será típico um aumento significante nas contas de luz, afetando a população.
Leia em seguida: Acabou A Espera: Salário Mínimo De 2023 Vai Aumentar! Confira Os Valores
O que acontece caso não pague a conta de luz?
Com o aumento já anunciado dessa taxa, famílias e lideranças começam a se preocupar com o cenário para o ano que vem. Quem não paga a conta de luz corre o risco de ter o fornecimento de energia elétrica de sua residência ou local de trabalho podado pela distribuidora. É por isso que este pagamento é uma promessa importante que todos devem cumprir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como conseguir descontos na conta de luz?
Em janeiro, a Aneel espera que a bandeira verde aja na conta de luz, onde não há cobrança de adicional pelo consumo de energia. Assim, mesmo que haja aumentos, os valores ainda não serão tão exagerados pelo sinalizador acionado.
Leia em seguida: Limpa Nome Do Serasa Vai Até Dia 23 De Dezembro
Para economizar e conseguir descontos, além das tradicionais dicas para mudar comportamento e economizar, algumas famílias se qualificam para a Tarifa Social. Com isso, você pode obter um desconto na taxa desde que cumpra as regras.
Leia em seguida: Herdeiros Podem Receber FGTS De Trabalhador Falecido; Saiba Como
Quem tem direito à tarifa social?
Segundo site oficial do governo, para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos:
- Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; ou
- Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou
- Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Gostou do conteúdo sobre a conta de luz mais cara em 2023?? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.