Desde o início de 2023, o Bolsa Família vem sofrendo cortes que tem surpreendido muitos beneficiários que não esperavam a medida drástica.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, isso deve-se devido às irregularidades encontradas na folha de pagamento do programa, o que tornou necessário o início do procedimento de averiguação dos dados no Cadastro único, com foco justamente nas suspeitas de fraudes.
Para lidar com essa situação, o Ministério do Desenvolvimento Social pediu que aqueles que estivessem recebendo o benefício de forma indevida fizessem a saída voluntário do programa. Além disso, o Governo realizará bloqueios no Bolsa Família até o final de 2023, com o objetivo de resolver as irregularidades encontradas.
Cortes no Bolsa Família
De acordo com o ministro, a quantidade de fraudes descobertas foi maior do que se esperava. Entre maio e outubro de 2022, foram registrados 5,5 milhões de cadastros como unipessoais, o que levantou suspeitas sobre a veracidade dessas informações.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Ainda assim, os beneficiários possuem chance de provar que tem direito ao benefício, desde que atualizem os dados do Cadastro único e compareçam a um Centro de Referência em Assistência Social para comprovar as informações.
No entanto, caso esses procedimentos não sejam realizados, o benefício pode ser bloqueado e, em seguida cortado após cerca de 60 dias.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Quantas pessoas foram cortadas do Bolsa Família?
O Governo já removeu 1,5 milhão de inscritos irregulares do Bolsa Família, incluindo 7 mil pessoas que tinham renda acima de R$6,5 mil por mês, bem acima do limite de R$218 por pessoa para ser considerado pobre e compatível com o programa.
O governo, vem trabalhando para incluir novas famílias no Bolsa Família por meio da busca ativa de 12 mil profissionais em todo o país, que estão procurando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!