CUIDADO com Pagamento falso do 14º salário antecipado

A antecipação do 14º salário tem sido motivo de discussão entre aposentados recentemente. Receber um abono extra no final do ano sempre é bem-vindo, porém, muitos têm confundido essa suposta antecipação promovida por bancos como um adiantamento real, quando na verdade, trata-se de uma proposta de empréstimo disfarçado. Tal confusão pode levar muitos aposentados a se endividarem, acreditando que estão recebendo um 14º salário antecipado.

LEIA MAIS: URGENTE: LULA acaba de Anunciar Mudanças no Valor do Salário Mínimo 2024

Ao término da distribuição do 13º salário do INSS, a ansiedade dos aposentados para receber o esperado 14º salário aumenta. Todavia, é preciso ter atenção. Bancos têm veiculado a suposta ‘boa notícia’ de sacar antecipadamente esse 14º salário, levando muitos aposentados a buscar tal antecipação, sem saber que na verdade estão contraindo um empréstimo pessoal.

LEIA AGORA: STF retoma julgamento para aumento de até R$1.000 em aposentadorias: Saiba mais aqui

O 14º salário antecipado realmente existe?

A verdade é que, apesar de estar em discussão, a implementação do 14º salário para aposentados ainda não é uma certeza. Em 2022, o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), planejou criar uma Comissão Especial para avaliar a proposta. Contudo, o projeto ainda está estagnado, sem previsões de seguir para votação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado Federal.

VEJA AGORA: Aprovado Aumento de 25% na Aposentadoria INSS! Confira quem tem direito

Então o que é o 14º salário antecipado oferecido pelos bancos?

Na verdade, esse 14º salário antecipado que algumas instituições financeiras oferecem não é mais do que um empréstimo pessoal. Esta manobra das instituições financeiras pode prejudicar a saúde financeira do aposentado, acarretando juros altos e levando a uma dívida indesejada.

Portanto, é importante desmistificar o boato do 14º salário antecipado. Antes de aceitar qualquer suposto benefício, o ideal é certificar-se de se tratar de um empréstimo ou de um verdadeiro abono. Lembre-se: o aposentado tem direito a receber as suas garantias, mas deve estar sempre informado para evitar possíveis armadilhas financeiras.

VEJA MAIS: DÚVIDAS SOBRE O 13º SALÁRIO DO INSS? Descubra como irá funcionar o novo pagamento