Uma surpresa para quem recebe o Auxílio Brasil. Afinal, a falta de atualização dos dados das famílias no Cadastro Único traz problemas para os que recebem o benefício. Isso porque os beneficiários que não atualizaram suas informações podem ter o pagamento cortado em setembro. A correção dos dados é fácil.
Segundo o ministro da Cidadania, novos processos de checagem vão reforçar o pente-fino no pagamento dos benefícios, entre eles está o Auxílio Brasil. Afinal, o objetivo é acabar com os pagamentos indevidos e dar oportunidade para famílias que precisam de ajuda financeira.
Auxílio Brasil pode ser cortado para os seguintes beneficiários
A cada nova análise, alguns beneficiários podem deixar de atender às exigências do programa. Mas para evitar esse problema, o Ministério da Cidadania orienta que os cidadãos que recebem o Auxílio Brasil mantenham os dados atualizados.

No mês de setembro, a previsão é de que uma nova revisão dos cadastros seja feita. O procedimento é chamado de “focalização”. Portanto, quem recebe o Auxílio Brasil e deixa de cumprir os critérios terá o benefício cortado.
Leia mais: INSS: Perícia Médica Documental; entenda o que é e como solicitar
Sendo assim, se os dados estiverem irregulares no CadÚnico, o beneficiário é excluído do programa também neste mês. Portanto, isso provoca a perda do benefício mensal de R$ 600. O valor será pago até dezembro para os que estiverem com o cadastro atualizado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
De acordo com o cronograma de focalização, as situações cadastrais das famílias dos grupos 4, 5 e 6 serão avaliadas neste segundo semestre. Portanto, todo município recebe uma lista com os nomes dos beneficiários que passarão por essa verificação.
Veja como é a divisão:
Grupo 4
São os beneficiários reincidentes na inconsistência cadastral. Portanto, essas são as famílias que já tiveram os dados atualizados neste ano e que têm renda mensal per capita acima da linha de emancipação (R$ 525). Para esse grupo, o Auxílio Brasil é cortado automaticamente.
Leia mais: DATAPREV confirma surpresa na folha de pagamento dos aposentados
Grupo 5
Esse é um grupo que exige uma revisão urgente. Afinal, são famílias precisam o quanto antes atualizar os dados do cadastro. Caso contrário, elas podem perder o benefício em outubro.
Leia mais: CONSULTA DINHEIRO ESQUECIDO NOS BANCOS: Banco Central libera valores esquecidos
Grupo 6
É formado pelos não beneficiários, portanto, são as famílias com os dados inconsistentes no Cadastro Único. Sendo assim, é importante corrigir os erros para receber o Auxílio Brasil o quanto antes.
Se você se enquadra em um desses grupos, fique atento! Corrija os dados cadastrais o quanto antes.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!