Com a chegada de novas tecnologia, vários golpes envolvendo a internet aumentaram de maneira considerável. É importante destacar que além do ambiente virtual, estes golpes estão sendo aplicados também no dia a dia dos cidadãos, e utilizando marcas reconhecidas do ramo financeiro, como, por exemplo, a Nubank.
No momento, os aplicativos falsos do Nubank estão circulando na web e deixado milhares de comerciantes no prejuízo. Entenda mais informações sobre como não cair no golpe do aplicativo Fake da Nubank no artigo em seguida!
Como funciona o golpe da Nubank?
O golpe geralmente acontece durante compras comuns. O golpista pode chegar na instituição em que vai fazer as compras e conferir os dados de transferência pix por meio dos cartazes de QR Code deixados em cima do balcão.
No caso de não estar disponíveis, existe também a possibilidade de o criminoso fazer uma compra baixa com o aplicativo real do Nubank para obter os dados de transferência, como, por exemplo, o nome da empresa e seu CNPJ. Portanto, o golpista retorna no dia seguinte para aplicar o golpe real.
Assim que o criminoso tem esses dados em mãos, o mesmo prepara o golpe. Por meio do aplicativo falso, é possível adicionar o valor que o falso correntista tem em conta e o nome dele, criando assim uma identidade falsa. Além disso, nesta hora ele adiciona os dados de transferência da sua empresa.
Dessa maneira, na hora de pagar por uma compra, ele vai preencher estes dados na sua frente e o aplicativo falso vai passar por todas as etapas de pix que normalmente acontecem no Nubank original, gerando inclusive um comprovante falso para esse pagamento.
Leia em seguida: Posso sacar meu FGTS em caso de doença?
Como evitar cair no golpe do Nubank?
Por conta da correria do dia a dia, os criminosos estão aproveitando os empreendimentos de fluxo. Em que o comerciante acaba não tendo tempo de conferir se o dinheiro está na conta e acredita somente no comprovante, usando plataformas conhecidas como o Nubank para passar credibilidade.
A maneira mais fácil de não cair neste golpe é, de fato, conferir no seu aplicativo bancário todas as transações que estão entrando, comprovando que o dinheiro está de fato em sua conta.
É importante destacar que embora esse golpe do Pix tenha sido usado com um aplicativo falso do Nubank, existem também falsificações de originais como, por exemplo:
- Banco Inter;
- Caixa Tem;
- Picpay.
Usando também essa plataformas falsificadas para aplicar golpes com um processo similar ao da nubank que foi explicado anteriormente.
Leia em seguida: Precatórios do INSS já estão disponíveis para saque; Veja datas e valores disponíveis
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!