Anualmente, o INSS busca garantir que todos os benefícios pagos para beneficiários brasileiros estejam sendo devidamente concedidos. Esse processo, chamado de pente-fino, costuma assustar aposentados e pensionistas que pensam que seus pagamentos podem estar em risco.
Na verdade, eles podem estar mesmo, caso alguma irregularidade seja encontrada no seu cadastro! Leia a seguir como evitar que o INSS suspenda seu benefício com esse processo de revisão.
O que é o pente fino do INSS?
Esporadicamente, o INSS realiza processos de fiscalização dos cadastros de benefícios fornecidos, para garantir que não existam irregularidades nas concessões que estão sendo pagas.
Deste modo, esse processo é conhecido como “pente fino do INSS”, e filtra todos os dados de beneficiários para encontrar, por exemplo, documentos com envio pendente, perícias médicas ausentes, entre outros fatores que possam comprometer a avaliação dos critérios de solicitação de aposentadoria e pensões.
Leia mais: INSS confirma data de pagamento do 13º salário; Veja quando será pago
Além disso, o INSS também costuma conceder, acidentalmente, benefícios de forma equivocada, para pessoas que não necessariamente têm direito de recebê-los.
Assim, para evitar que o dinheiro seja gasto com pagamentos indevidos, o pente-fino também busca encontrar essas irregularidades e garantir que todos os salários e pensões sejam depositados para aqueles que cumpram todos os critérios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que fazer caso você seja convocado(a) para o pente fino do INSS
Primeiramente, caso o seu cadastro no INSS conte com alguma irregularidade que chame a atenção da instituição, você será diretamente convocado(a) por alguma das plataformas digitais oficiais (site ou aplicativo Meu INSS).
Então, você deverá finalizar o envio dos documentos solicitados ou ainda, ser convocado para comparecer a uma Agência do INSS e entregar esses documentos pessoalmente.
Leia mais: Novo cartão do INSS: Descubra as VANTAGENS e como SOLICITAR o seu.
Em seguida, após a convocação, o beneficiário terá um prazo de cinco dias para agendar seu horário de atendimento. Em caso de benefícios suspensos, você terá 60 dias para ajustar sua situação cadastral antes do cancelamento efetivo do seu pagamento.
Vale lembrar também que perícias médicas que comprovem seu benefício e estejam pendentes, podem ser motivo para convocação do INSS e constatadas como irregularidades no seu cadastro.
Como não perder seu benefício
No entanto, é possível que você se previna antes de qualquer dor de cabeça. Nesse caso, você deve completar ou garantir que a documentação esteja regularizada (RG ou CPF, comprovante de residência, exames e laudos médicos).
Contudo, mantenha seus dados cadastrais devidamente atualizados e, em casos que assim seja necessário, as perícias médicas estejam devidamente agendadas.
Leia mais: Descubra como SOLICITAR um EMPRÉSTIMO consignado INSS com TAXA DE JUROS reduzida!
Com isso, o processo de pente fino do INSS não deve trazer problema para o seu benefício. De acordo com o INSS, o processo deve ser finalizado ainda no mês de abril.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!