O pente fino INSS 2023 é uma ação muito importante e necessária. Afinal, ela organiza o sistema da Previdência Social.
Com esse procedimento, muitas pessoas que estão irregulares são “pegas” e podem perder o seu benefício. Por isso, é importante deixar o cadastro sempre e manter os dados atualizados.
Separamos detalhes sobre o funcionamento do pente fino INSS 2023 e como evitar perder o seu benefício. Veja mais detalhes.
Quem corre o risco de passar pelo pente fino INSS 2023?
O INSS determina de forma ocasional a realização de um pente fino. O objetivo é identificar suspeitas de irregularidades e benefícios previdenciários que precisam de revisão.
Leia mais: JUSTIÇA LIBERA R$1,37 BI: Aposentados confiram se seus nomes estão na lista de beneficiários
Sendo assim, pessoas que têm cadastro junto à Previdência Social e não constam os dados completos, podem estar na mira do INSS. Diante disso, as que recebem benefício por incapacidade temporária e ainda não foram convocados para passar pela perícia médica, poderão ter o seu cadastro analisado.
Além disso, há outros cadastros que podem ser revisados. São eles:
- natureza previdenciária;
- trabalhista;
- tributária;
- assistencial.
No entanto, quem recebe o benefício de prestação continuada e está sem revisão por um período superior a dois anos pode ter o cadastro em análise. Portanto, os beneficiários serão convocados para fazer a reavaliação do benefício ou realizar a perícia médica.
Quem for chamado e não comparecer à Previdência Social terá o benefício suspenso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem não precisa se preocupar?
O pente fino INSS 2023 continua sendo um assunto muito procurado. Afinal, todos querem saber como não cair nessa análise.
Leia mais: Ótima notícia: Saiu aumento de salário para aposentados; Veja quando será pago
Um alívio para quem têm faixa etária igual ou superior a 55 anos de idade e recebem aposentadoria por invalidez a mais de 15 anos, pois não poderão ter o benefício suspenso. Todavia, a regra também vale para pessoas com mais de 60 anos que recebem o benefício.
Contudo, é importante lembrar que beneficiários com mais de 60 anos e que recebem o antigo auxílio-doença poderão receber a convocação para esclarecimentos do INSS, já que o benefício é de caráter temporário. Por isso, atente-se!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!